Prémio Nobel da Literatura 2015 para Svetlana Aleksievitch

Alexievich_favoriteA escritora bielorussa Svetlana Aleksievitch é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2015, que o Comité do Nobel fez questão de destacar pela “sua escrita polifónica, monumento ao sofrimento e à coragem na nossa época”.

Em Portugal é possível encontrar as obras traduzidas desta escritora editadas pela Porto Editora e pela recém criada Elsinore.

O Fim do Homem Soviético – Um Tempo de Desencanto, livro vencedor do Prémio Médicis Ensaio e indicado pela revista Lire como Livro do Ano 2013 em França é o título publicado este ano pela Porto Editora.

Vozes de Chernobyl (título provisório) é o nome da obra a publicar em 2016 pela Elsinore. Um livro que vai assinalar os 30 anos do desastre nuclear naquela localidade da ex-União Soviética.

Svetlana Aleksievitch é  escritora e jornalista, nasceu em 1948 em Minsk, na Bielorrússia. Os seus livros estão traduzidos em 22 línguas e foram já adaptados a peças de teatro e documentários. Já recebeu os prémios internacionais Erich Maria Remarque Peace Prize, em 2001, e o National Book Critics Circle Award, em 2006.

Texto de Elsa Furtado
Foto de © Margarita Kabakova

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.