Juan Gabriel Vásquez Recebe Amanhã O Prémio Literário CAL 2016

O escritor Colombiano Juan Gabriel Vásquez recebe amanhã, na nova sede da Casa da América Latina (CAL), em Belém, o Prémio Literário CAL/Grupo Lena 2016.

Este ano, na sua vertente de Criação Literária, o galardão foi atribuído por decisão unânime do júri (constituído por José Manuel Mendes, Maria Manuel Viana e Pedro Mexia), ao autor do livro As Reputações, quarto romance do escritor e editado em 2015 pela Alfaguara, chancela do Penguin Random House Grupo Editorial, e traduzido para português por Vasco Gato, também já distinguido em 2014 com o Prémio da Real Academia Espanhola.

GGVA obra premiada põe em causa o poder abusivo da reputação e da arrogância que lhe está inerente, e apresenta de forma exemplar, uma reflexão sobre a memória pessoal e a memória coletiva de um país onde, como afirma a personagem, “o esquecimento é a única coisa democrática”.

Nascido em Bogotá, em 1973, Juan Gabriel Vásquez vive desde 1999 em Barcelona. É autor da coleção de contos Los Amantes de Todos los Santos, da compilação de ensaios El arte de la distorción e dos romances Los Informantes, Historia Secreta de Costaguana e O barulho das Coisas ao Cair.

Os seus livros estão publicados em 14 idiomas e mais de 30 países, com extraordinário êxito da crítica e do público, tendo o autor já recebido já várias distinções internacionais, entre as quais o Prémio Alfaguara em 2011 e o Prémio Impac Dublin em 2014.

O Prémio Literário CAL/Grupo Lena 2016 tem um valor pecuniário de 4 mil euros e promove a edição de obras criativas e de tradução por parte de autores latino-americanos em Portugal. Este ano recebeu 47 candidaturas, provenientes de nove editoras e autores, oriundo da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México.

Nos anos anteriores o Prémio de Criação Literária distinguiu escritores como Tomás Eloy Martínez (2006, Argentina), Senel Paz (2008, Cuba), Héctor Abad Faciolince (2010, Colômbia) e Manoel de Barros (2012, Brasil).

O prémio será entregue pelo presidente da Comissão Executiva da CAL e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.