Portugal Fashion Organic arrancou em Lisboa com desfile dos Storytailors

 Reportagem de Sara Santos
Texto de Elsa Furtado

portugalFashion_SaraSantos-8Quarta-feira foi dia de arranque de mais uma edição do Portugal Fashion – a 34ª, e como já vem sendo habitual nos últimos cinco anos, a Capital foi a cidade escolhida para o “pontapé de partida”. Lisboa pode assim assistir aos desfiles dos Storytailors, da marca HIBU com João Melo Costa e da dupla Alves/Gonçalves.

O Palacete Ribeiro da Cunha, agora também conhecido como “Embaixada”, ao Príncipe Real, foi o cenário escolhido pelos Storytailors, para mais uma vez contarem estórias e apresentarem os seus personagens, entre as quais o Capuchinho Vermelho, que não podia faltar.

“Once Upon a Future” é o tema da coleção Outono/Inverno 2014-15, para homem e mulher, que tem o “Ingenious tailoring” e a “Hot Couture” como elementos de inspiração.

Entre os materiais escolhidos destaque para o burel, seguido do crepe georgette plissado. Nos tons, destaque para o vermelho, amarelo, cremes, castanhos e dourados nos apliques.

This slideshow requires JavaScript.

O resto dos desfiles seguiu mais à frente, na Academia das Ciências de Lisboa, espaço que acolheu os desfiles da marca Hibu e João Melo Costa, da plataforma Bloom, e o da conceituada dupla Alves/Gonçalves.

portugalFashion_SaraSantos-28

A dupla apresentou uma colecção com “silhuetas femininas de formas amplas e livres, em que há uma grande intensidade nos detalhes, que exploram acabamentos manuais/artesanais”, caso das peças “elaboradas manualmente com fio de algodão e lã entrelaçados”, segundo os seus criadores.

Nos tecidos, a aposta foi nos tweeds e jacquards de seda e veludo, e nas cores, a escolha recaíu nos negros, verdes, cinzentos, azuis, lilás e amarelo-torrado.

O evento seguiu rumo ao norte, mais concretamente à Alfândega do Porto, para onde estavam previstos os restantes desfiles, como por exemplo o de Luís Buchinho, Fátima Lopes, Luís Onofre, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Diogo Miranda ou Júlio Torcato e das designers Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt.

Sob o tema “Organic”, o Portugal Fashion promete ainda algumas surpresas até domingo, dia 29, data em que termina esta edição.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.