Porto Editora reedita Contos Vagabundos de Mário de Carvalho

contos_vagabundosContos Vagabundos, antologia de contos da autoria de Mário de Carvalho, originalmente publicado em 2000, foi recentemente reeditado pela Porto Editora, com uma nova edição e grafismo.

Trata-se de um conjunto de dezassete pequenas narrativas,  nas quais se incluem “Três personagens transviadas”- história de um autor que vê surgirem junto ao seu computador várias personagens do livro que está a escrever. Nestes textos curtos (alguns de duas ou três páginas),  são percetíveis  alguns dos traços característicos da prosa de Mário de Carvalho.

Saliente-se o humor de um texto como “Vaudeville, no qual um estratagema para iludir  uma relação de amantes se torna no ponto de partida de um novo triângulo amoroso… Ou o  conto “O binóculo russo”, no qual uma solitária moradora se dedica à observação atenta de um vizinho que a vai surpreender… O non sens também marca presença  em alguns destes textos, nomeadamente no conto “Deus” – em que uma personagem tenta a todo o custo convencer um amigo de que Deus se encontra numa…. amêijoa.

A nova edição de Contos Vagabundos inclui também onze curtos textos que faziam, inicialmente, parte do livro Fabulário (1984). O livro tem 176 páginas e o seu preço são 14,40 euros.

Texto de Susana Gonçalves

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.