Porto De Encontro Com Isabel Rio Novo

Este domingo, dia 24 de fevereiro, a partir das 17h00, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe a 73ª edição do Porto de Encontro. Isabel Rio Novo é a convidada desta sessão, que conta ainda com as convidadas especiais Inês Pedrosa e Lídia Jorge, numa edição à volta de um dos grandes nomes da literatura portuguesa: Agustina Bessa-Luís.

Incontornável na nossa literatura e uma figura absolutamente fascinante, Agustina Bessa-Luís teve uma vida riquíssima, capaz de alimentar – como alimentou, na verdade – vários romances: os romances escritos pela própria Agustina. Isabel Rio Novo, romancista, aceitou o desafio da Contraponto e daí surgiu O Poço e a Estrada, a biografia que inaugura a colecção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que irá estar em destaque neste Porto de Encontro.

Sobre o livro: Agustina: uma mulher controversa, uma vida extraordinária, uma obra genial.

“Mas tenho uma história, e que história. […] Ninguém a conhece.” Era com estas palavras enigmáticas que, aos setenta anos, muito perto da viragem do século, Agustina Bessa-Luís perspetivava a sua existência. Já nessa altura contava com mais de cinquenta títulos, entre romances, contos, biografias, peças de teatro, ensaios, livros para a infância e de memórias, dialogando com a História, com a sociedade que a rodeava, com outros escritores, com outros artistas.
Desde cedo, Agustina revelou ter consciência de que não era uma pessoa convencional. Não foi uma criança comum. Não casou nas circunstâncias que se esperariam de uma rapariga da sua condição social. Não foi a típica esposa e mãe burguesas. Não foi a apoiante política esperada. Nunca se afirmou feminista, mas a sua história de vida foi mais radical e corajosa do que a de muitas feministas convictas. E, como escritora, raros são os que têm dúvidas em apontá-la como uma das mais geniais e complexas personalidades da literatura em língua portuguesa.
Através de uma pesquisa extensiva e rigorosa, baseada em dezenas de entrevistas, testemunhos, documentários, registos oficiais e textos epistolares, estabelecendo pontes constantes com a obra literária de Agustina, Isabel Rio Novo, uma das mais talentosas romancistas portuguesas da atualidade, reconstitui o percurso de vida de uma figura ímpar da nossa cultura contemporânea, numa biografia que se lê como um romance.

O livro, de 504 páginas, está à venda por 19,90 euros.

A autora estará à conversa com o jornalista Sérgio Almeida, Inês Pedrosa e Lídia Jorge são as convidadas especiais desta sessão, ficando as leituras a cargo de Emília Silvestre.

O ciclo de conversas Porto de Encontro, conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand e, ao longo dos 8 anos de existência reuniu mais de 20.000 espectadores em 72 edições. A entrada é gratuita e limitada ao espaço.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.