Polémico Grace de Mónaco estreia para a semana

grace_cartazÉ já no dia 22 de maio que estreia em Portugal Grace de Mónaco, filme polémico que abriu ontem a 67.ª edição do Festival de Cinema de Cannes. Depois de a nobreza monegasca cancelar a sua participação no evento, foi a vez da crítica reagir não da melhor maneira à biografia realizada por Olivier Dahan.

Protagonizada por Nicole Kidman, a película conta a história da mudança de Grace Kelly de Hollywood para o Mónaco. Longe de um conto de fadas, a troca da carreira de atriz, já no ápice, pelo papel real de princesa ao lado de Rainier foi, segundo o filme, bastante conturbada. Esmagada pela responsabilidade e pela exigência do marido em que deixasse o cinema, tornaram Grace uma mulher depressiva. Esta visão não agradou, pois, à família monegasca, que considera o filme “historicamente impreciso” e em grande parte ficção pura e dura.

Em paralelo com a vida da princesa, apresenta-se-nos o conflito diplomático entre o principado e a França. Entre 1959 e 1969, De Gaulle quis pôr termo ao paraíso fiscal do Mónaco, isolando o território politica e economicamente e acabando assim por levar a sua avante.

Críticas à parte, Grace de Mónaco estreia nas salas nacionais na próxima quinta-feira, tendo ao lado de Nicole Kidman, Tim Roth, Frank Langella, Paz Vega ou Parker Posey.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.