Piódão E Castro Laboreiro São Finalistas Na Categoria Aldeias Remotas Das 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®

Piódão e Castro Laboreiro são as aldeias finalistas do concurso 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®, escolhidas pelos portugueses na categoria Aldeias Remotas.

As duas aldeias foram escolhidas entre: Piódão, Branda da Aveleira, Aldeia da Pena, Castro Laboreiro, Curral das Freiras, Fajã de São João e Gondramaz, na gala transmitida em direto de Branda da Aveleira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres.

Piódão: Descrito como um presépio em plena Serra do Açor, esta aldeia foi formada na época medieval, por pastores lusitanos, que atraídos pela frescura das nascentes aqui criaram um povoado a que deram o nome de Casas Piódam. Na paisagem destacam-se o xisto das casas e o azul da Igreja Matriz, construída no séc. XVII, com torres cilíndricas rematadas por cones.

Castro Laboreiro: É um dos locais que fazem do Parque Nacional da Peneda Gêres, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, eleita em 2010 na categoria de Zonas Protegidas. Reserva do lobo ibérico e refúgio dos cavalos garranos. Deve o seu nome ao núcleo fortificado e ao rio que lhe é vizinho. Antigo conselho medieval, tem importantes contributos para a história do país e da Península Ibérica: o Planalto e o Castelo de Castro Laboreiro. Acresce a Igreja Matriz, o Pelourinho, datado do século XVI, igrejas medievais, os fornos comunitários, os espigueiros e os moinhos, testemunhos da cultura castreja. Dedicados ao pastoreio e ao gado, têm ainda na raça de cão Castro Laboreiro mais uma manifestação dessa forma de vida.

Na gala deste domingo foi também anunciado que a Gala dedicada às Aldeias em Áreas Protegidas, a transmitir no dia 20 de agosto, vai ter lugar em Pedrógão Grande – junto aos Bombeiros, em vez de Porto Martins na Ilha Terceira, nos Açores, numa homenagem à região e às suas gentes. Durante o dia vai ainda ser emitido um programa especial a partir da Praia das Rocas em Castanheira de Pera, “com conteúdos sobre os três municípios, que mostrem o potencial turístico da região e que apelem à visita de turistas nacionais e internacionais”, anunciou a organização das 7 Maravilhas® em comunicado.

No dia 27 terá lugar um programa extra, a partir de Angra do Heroísmo, que será dedicado aos Açores e às seis aldeias açorianas pré-finalistas, bem como vai apresentar as 14 finalistas apuradas.

No próximo dia 6 de agosto são conhecidas as finalistas na categoria Aldeias Autênticas, no dia 13 são votadas as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.

A fase final de votação vai decorrer de 27 de agosto a 3 de setembro, após a transmissão de um programa sobre as 14 finalistas apuradas, sendo depois as 7 vencedoras conhecidas numa Gala que vai decorrer a 3 de setembro no Piódão.

Até agora estão apuradas as aldeias de Paderne, Sistelo, Dornes, Santa Clara-a-Velha, Azenhas do Mar e Fajã dos Cubres.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.