III Edição de Robertos e Marionetas Em Exposição Na Gafanha Da Nazaré

ze_telhadoA III Edição de Robertos e Marionetas vai ocupar o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, de 20 de fevereiro a 24 de março.

No piso zero apresenta-se a marioneta contemporânea, com visões modernas de Um Novo Lugar (instalação com marioneta e projeção vídeo), e a mostra continua com visualidades de universos fantásticos, passando gradualmente a ambientes mais clássicos.

Já no piso um a viagem prossegue com as marionetas europeias, como o ‘Pulcinella’ (de Itália), o Mr. Punch (de Inglaterra) e o ‘Guignol’ (de França). De destacar, também, os conteúdos expostoss ligados a uma nova produção intitulada A Bateira de Calatró – uma homenagem às gentes de Ílhavo, num espetáculo a estrear em 2017. O percurso termina com um registo audiovisual da arte do Teatro Dom Roberto, realizada pelo mestre João Paulo Seara Cardoso (1956-2010).

A exposição apresenta ainda uma viagem ao imaginário português e inclui espetáculos de companhias oriundas de Inglaterra, Ucrânia e Japão, com destaque para o singular atelier de Teatro de Sombras

A inauguração, no passado dia 20 de fevereiro, esteve a cabo da Lafontana Animadas, que apresentou o espetáculo de marionetas Peregrinação. Traduzido em linguagem teatral, a interpretação da obra homónima, de Fernão Mendes Pinto, torna?se mais apelativa. Num palco transformado em estúdio de cinema, as imagens são recolhidas por um sistema informático, que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais – tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela.

Dia 27 de fevereiro são exibidos três espetáculos: Punch & Judy, pela The Puppetree Company; Castelo Assombrado e Zé do Telhado, novas sagas das aventuras do personagem Dom Roberto, e dois espetáculos das Marionetas da Feira. Dia 5 de março é a vez de The Duckling, espetáculo internacional de marionetas proveniente da Ucrânia.

Destaque ainda para a formação a decorrer de 3 a 5 de março: um atelier de Teatro de Sombras Japonesas, orientado por Beniko Tanaka, proveniente do Japão.

Os bilhetes custam 2 euros (o bilhete individual) e 3 euros (o bilhete geral) e a participação na formação é de 10 euros, sendo para maiores de 12 anos.

Texto de Rosa Margarida

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.