Peixe em Lisboa Anima Pátio da Galé em Abril

peixe_lisboa_15

O Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, recebe, entre 9 e 19 de abril, a 8ª edição do Peixe em Lisboa, evento dedicado à gastronomia e ao peixe.

Da vasta programação, anunciada ontem à imprensa, destaca-se, desde logo, o regresso de Quique da Costa e Joan Roca. Os Chefes espanhóis, ambos com três estrelas Michelin, marcarão presença, respetivamente, no dia 12 e 14, no auditório do evento. Já de França chega Mauro Colagreco. O Chefe argentino ali radicado conta com duas estrelas Michelin e tem a seu cargo a cozinha do Mirazur, em Menton, na Riviera francesa.

Do lado de lá do Atlântico vem Rafael Costa e Silva. O Chefe brasileiro está à frente do Lasai, restaurante recentemente inaugurado no Rio de Janeiro e que tem recebido as melhores críticas. E claro que não faltará a prata da casa. A saber, as sessões de cozinha ao vivo, a decorrer no Auditório do Páteo da Galé, contarão com a presença de Vítor Sobral, Pedro Lemos, Leonel Pereira, Ricardo Costa, Tomoaki Kanazawa, Leonardo Pereira e Belmiro de Jesus.

À espera dos visitantes estará uma dezena de restaurantes, entre novidades e repetentes. De regresso, o Arola do PenhaLonga, José Avillez, O Nobre/Nobre Estoril, Ribamar e Vítor Sobral. Quanto a estreantes, são eles Las Ficheras, Kiko Martins, Pap’Açorda, Sushi Café e Taberna da Rua das Flores & Flores Bairro Alto Hotel.

Aos sabores do mar e do rio junta-se um mercado gourmet, com expositores de marcas e produtos diversos, que vão de bebidas e doçaria a mercearia fina.

O Peixe em Lisboa volta a reconhecer o talento dos subchefes com a 3.ª edição do Sangue na Guelra, destacando-se ainda o Jovens Talentos da Gastronomia. De volta estará ainda a popular prova O Melhor Pastel de Nata, cuja final decorre a 15 de abril.

Possível será também participar em aulas de cozinha dadas por diversos chefes bem conhecidos e conhecer variados projetos como As espécies mais populares do mar em Portugal e Projeto Mr. Good Fish – ambos em colaboração com a Ciência Viva – ou o Projeto Novos Bolos Fabrico Próprio e Projeto Fabrico Próprio: Design da pastelaria semi-industrial portuguesa.

Os bilhetes podem ser comprados na loja online da EV e no Pátio da Galé, não havendo alteração de valor relativamente a 2014. Assim, a entrada de um dia custa 15 euros, incluindo uma degustação de 5 euros, 1 bebida de 1,5 euros e 1 copo de prova. Entre as 12h00 e as 15h00, de segunda a sexta, o mesmo valor dá direito a 2 degustações e 2 bebidas, o mesmo sucedendo a 13 de abril. Crianças até 12 anos não pagam, havendo ainda alguns descontos.

A 8ª edição do Peixe em Lisboa é organizada pela Associação de Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem produção da EV – Essência do Vinho.

Texto de Alexandra Gil

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.