Peixe em Lisboa Ocupa Pátio da Galé de 7 a 17 de Abril

Logo Peixe em Lisboa 2016

O Festival Peixe em Lisboa regressa ao Pátio da Galé, em Lisboa, de 7 a 17 de abril, com novos restaurantes e programação.

Este ano na sua 9ª edição o festival traz a Lisboa os Chefes Elena Arzak de San Sebastian – Espanha, no dia 13; o italiano Pino Cuttaia do restaurante La Madia, em Licata, Sicília – com 2 estrelas Michelin, no dia 12; e no dia 15, o brasileiro Diego Gallegos, detentor de uma estrela Michelin no restaurante Sollo, em Málaga. O dia 14 ficou reservado para o Chefe português Nuno Mendes, que abriu recentemente um restaurante em Londres; no dia 11 passa o Chefe Rui Silvestre, do restaurante algarvio Bon Bon; no dia 16, o Chefe japonês  Tomoaki Kanazawa e o Chefe Tiago Feio, no dia 10, data em que também vai passar pelo Peixe Henrique Sá Pessoa. No dia 16 é a vez de Alexandre Silva, o primeiro Top Chef nacional.

Entre os restaurantes presentes destaque para as estreias do restaurante de Bertílio Gomes com Chapitô à Mesa; Ibo, com pratos de marisco de influência africana; e o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa com Pascal Meynard.

Regressam Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Nobre/Nobre Estoril, Ribamar, Taberna da Rua das Flores, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina – Vítor Sobral.

Complementam a oferta do Festival um mercado gourmet, com mercearia fina aos azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha, conservas e uma banca de peixe fresco.

Entre as iniciativas paralelas vão ter lugar a eleição do O Melhor Pastel de Nata – no dia 13, e a prova ADN de Pasteleiro, que vai decorrer nos dias 8 e 9, e que reunirá alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal, que competirão perante um júri presidido por Maria Lourdes Modesto.

A edição deste ano contará ainda com tertúlias, harmonizações enogastronómicas, aulas de cozinha, atuações de djs, e uma “Noite de Fado” no domingo dia 10.

Às sextas e sábados à note vão ter lugar as “Noites do Peixe”, em que o evento vai decorrer até às 2h00, com música de djs e cuja entrada a partir da meia-noite custa 5 euros.

Segunda-feira, dia 11, vai ser o “Dia Económico”, em que uma entrada – no valor de 15 euros dá direito a duas degustações de 5 euros nos restaurantes ao longo de todo o dia.

O Peixe em Lisboa é uma iniciativa organizada pela Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho.

Vai decorrer no Pátio da Galé, Terreiro do Paço, de 7 a 17 de abril, das 12h00 às 00h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 15 euros para um dia.

Texto de Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.