Pedro Caldeira Cabral Celebra 50 Anos De Carreira No Teatro São Luiz

Pedro Caldeira Cabral, reconhecido internacionalmente como compositor e multi-instrumentista, comemora 50 anos de carreira com dois concertos nos dias 25 e 26 de maio no Teatro São Luiz em Lisboa, em que terá como tema a valorização e promoção do legado patrimonial da Guitarra Portuguesa.

A 25 de maio, na Sala Luís Miguel Cintra, decorre um espetáculo que contará com a presença de dois convidados: Ricardo Rocha, com uma carreira solística com mais de duas décadas, e que apresenta as mais inovadoras composições para a guitarra portuguesa; e Luís Marques, Professor de Guitarra Portuguesa na Academia de Música de Alcobaça, seguidor da tradição de Coimbra.

No dia 26 de Maio tem lugar no Jardim de Inverno, um “Encontro em torno da Guitarra Portuguesa” que pretende ser uma reflexão sobre a história, a nomenclatura e a evolução física da cítara/guitarra, a sua dimensão simbólica, as técnicas e o repertório de dupla tradição, escrita e oral, com entrada livre.

O encontro conta uma masterclasse “A guitarra portuguesa – História, Técnicas e Repertório”, pelas 11h00 e com uma mesa redonda “Em torno da Guitarra Portuguesa”, pelas 15h00. Pelas 17h15 será a audição dos participantes inscritos na masterclass.

Atualmente a Guitarra portuguesa é o nosso único instrumento popular cuja transversalidade abrange as mais diversas áreas musicais, do Fado à Música Antiga ou da World Music ao Jazz.

Os bilhetes para o concerto de 25 de maio custam entre os 5 e os 15 euros e estão à venda no local e online; o encontro do dia 26 de maio é de entrada livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.