Pavilhão Do Conhecimento Lembra Frankenstein – E A Sua Criação

Mary Shelley criou Frankenstein em 1818, 200 anos depois o Pavilhão do Conhecimento convida ao público a (re)descobrir aquela que é considera a primeira obra de ficção científica da história, com três eventos a decorrer entre 10 de novembro e 11 de dezembro.

No dia 10 de novembro, pelas 19h30, o Átrio do Pavilhão acolhe o Café da Ciência, com comentários ao livro, Frankenstein Dissecado – A Ética e a Ciência, com Maria do Céu Patrão Neves, Elsa Conde, Rui Gomes e Lucília Nunes, no painel de convidados.

Estará a nossa sociedade preparada para os desafios que Frankenstein revelou? Devem existir limites para o avanço da ciência e da tecnologia? Poderemos questionar a obra de um criador?

Segue-se, no dia 24 de novembro, às 16h00, uma oficina de escrita criativa sobre a figura de Frankenstein, dirigida pelo guionista Frederico Pombares, onde serão galardoados os melhores exercícios de ficção científica.

O último evento, a realizar no dia 11 de dezembro, pelas 19h30, encerra o ciclo Frankenstein Dissecado – 200 Anos, com a exibição, no Auditório José Mariano Gago, do filme Frankenstein, de James Whale (1931) e um debate com os cientistas Carlos Fiolhais e David Felismino.

O que influenciou Mary Shelley quando escreveu Frankenstein e quais eram as grandes inovações científicas da época? De que forma esta obra inspirou a investigação médica? E a que desenvolvimentos científicos e tecnológicos recorreríamos actualmente para a criação de um “ser perfeito”?

Assista ao Frankenstein de James Whale (Universal Pictures, 1931), o filme que imortalizou a “criatura”, e fique para conversar com cientistas.

A participação em qualquer um dos eventos carece de inscrição online.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorA Viagem De Balão De Ar Quente No Festival De Balonismo De Coruche
Próximo artigoAlice No País das Maravilhas! No Gelo Chega Ao Alegro De Alfragide A 23 De Novembro

Leave a Reply