Paula Rodrigues vence Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís

horizonte_marO Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído em 2008 pela Estoril Sol, foi entregue a Paula Cristina Martins Torres Rodrigues, pelo romance Horizonte e Mar.

O júri presidido por Vasco Graça Moura elegeu a obra da professora do ensino secundário, de 35 anos, tendo em conta sobretudo “a abordagem etnográfica a que romance procede, pouco presente no panorama da atual ficção portuguesa, expressa numa narrativa bem conduzida, cuja frase é, no geral, vertebrada, sendo sentimentalmente envolvente e suscetível de atravessar diversos patamares de leitura”.

A autora, nascida no Porto, foi desenvolvendo o gosto pela escrita ao longo dos seus onze anos na docência e publicou em junho o seu primeiro livro para crianças, Bicharada à Desgarrada.

“É, sem dúvida, um marco importante na minha vida. Talvez pelo facto de nunca ter ambicionado receber um prémio literário, foi com surpresa e emoção que recebi a notícia”, declarou Paula Rodrigues.

O valor do prémio é de 5 mil euros, contando a iniciativa desde o seu primeiro momento com o apoio da Gradiva, que assegura a edição da obra vencedora.

Texto de Alexandra Gil

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.