Paula Rego Cria Figo Em Cerâmica Para A Bordallo Pinheiro

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Num ano muito especial e repleto de homenagens a Paula Rego, a artista aceitou um convite da emblemática Fábrica de Faianças Artísticas das Caldas da Rainha Bordallo Pinheiro e criou uma peça única para a marca, Figo – uma adaptação em cerâmica de uma escultura têxtil da sua autoria.

A peça é uma adaptação de uma escultura em têxtil de Paula Rego, talvez feita em 1967, de um figo gigante, e é a primeira peça em cerâmica da artista. Figo “tem as texturas típicas dos areados e musgados da cerâmica Bordalliana, bem como o vidrado verde tão característico das Caldas da Rainha e do naturalismo de Raphael Bordallo Pinheiro, representando a materialização do encontro de dois génios artísticos portugueses e cruzando a intensidade pictórica de Paula Rego com a energia exuberante da cerâmica de Bordallo Pinheiro”, explica a marca.

A peça está à venda apenas por subscrição, que pode ser feita em qualquer loja da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro ou ainda através dos contactos do Clube de Colecionadores da Vista Alegre, por 3500 euros, e pode ser vista atualmente, nas lojas da Vista Alegre de Viseu, Colombo, Chiado, e NorteShopping.

Figo é também a primeira obra da nova coleção da Bordallo Pinheiro, a WWB – WorldWide Bordallianos, que pretende juntar artistas plásticos de referência internacional, em edições numeradas e limitadas a 125 exemplares.

A coleção WWB irá lançar uma a duas peças por ano e contará com nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda, anuncia ainda a Bordallo Pinheiro.

Para as próximas peças estão previstas peças de autores portugueses, brasileiros, franceses e espanhóis.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.