Páteo Velho – Gastronomia Regional Na Ordem Dos Médicos

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Sabe que não precisa de usar bata branca para ir almoçar ou jantar à sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa? O restaurante Páteo Velho, no interior, está aberto ao público em geral e serve pratos de cozinha portuguesa.

A confecção dos pratos do Páteo Velho, da Ordem dos Médicos, está entregue ao Chefe Beja. Jovem, mas já com experiência em restaurantes como a Bica do Sapato e o Hotel Real Villa Itália. A carta tem orientação do Chefe José Mártires, do restaurante Páteo Velho, em Alenquer.

Vai aqui encontrar Gastronomia regional, com um elevado nível de qualidade e uma apresentação cuidada. A carta de inverno apresenta uma seleção de pratos que deixam o estômago bem confortado: tem opções como o polvo à lagareiro com batatas a murro e grelos; barriga de porco com estufado de favas e texturas de enchido; bochechas de vitela estufada em vinho tinto sobre risotto de cogumelos; filetes de linguado frito com açorda de alho e coentros e lascas de bacalhau da Islândia com broa e crocante de presunto em cama de esmagada de brócolos e batata a murro.

Os pratos mais pedidos, mantêm-se na carta. É o caso da Sopa de Peixe, os Ovos Rotos à Páteo Velho com camarão, as Lascas de Bacalhau, o prato de cabrito e o bife da vazia.

Há opção de vegetariano, para quem prefere pratos alternativos: o Risotto de Cogumelos trufados ou de legumes, ou Raviollis de Legumes assados com molho de abóbora e queijo-creme.

Para finalizar, as sobremesas são igualmente variadas e apetecíveis: há Petit Gateaux de caramelo com gelado de nata e crumble; Tarte de Mousse com Caramelo Salgado; banana caramelizada com crocante de amendoim e molho de caramelo salgado. Ou simplesmente fruta laminada da época.

Para acompanhar a refeição, o Páteo Velho dispõe de uma garrafeira composta por vinhos de todas as regiões do país, maioritariamente de pequenos produtores e com a particularidade de alguns serem médicos produtores.

O restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos tem capacidade para 60 pessoas. Conta, no mesmo espaço, com uma cafetaria e um centro de eventos com lotação para 250 pessoas. Este espaço pode ser considerado para a realização de eventos empresariais ou particulares (casamentos, batizados e outras festas). Pertence à empresa de restauração e catering com o mesmo nome, com mais de 20 anos de experiência. Na vertente de catering, o Páteo Velho gere diversas quintas e espaços de eventos na região Oeste e Grande Lisboa.

Páteo Velho

Funciona de segunda-feira a sábado das 12h00 às 23h00. Os preços médios são de 20 euros ao almoço e 30 euros ao jantar. Aconselham reserva antecipada.

O restaurante fica na Avenida Gago Coutinho, 151, em Lisboa.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.