Parques De Sintra Assinala Dia Mundial Da Criança Com Entradas Gratuitas E Espetáculo Equestre

Por ocasião do Dia Mundial da Criança a Parques e Monumentos de Sintra oferecem aos mais novos entradas livres e publicações digitais gratuitas, e também a exibição do espetáculo equestre Crininhas Vai para a Escola, pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, com entrada livre para os mais novos, na reabertura do Picadeiro Henrique Calado ao público.

Neste dia tão especial para os mais pequenos a Parques de Sintra oferece a todas as crianças até aos 12 anos entrada livre nos palácios, monumentos e jardins sob a sua alçada como o Palácio da Pena, Palácio e Jardins de Monserrate, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa de Edla, e Palácio de Queluz.

Para além disso é lançada ainda uma coleção de 10 livros digitais gratuitos para o público juvenil sobre os equipamentos tutelados pela Parques de Sintra. Neste dia ficam disponíveis no site da empresa, os dois primeiros livros da série, dedicados ao Parque e Palácio de Monserrate e à Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Em Lisboa, o Picadeiro Henrique Calado, palco dos espetáculos da Escola Portuguesa de Arte Equestre, reabre ao público com o espetáculo Crininhas vai para a Escola, às 11h00, e com entrada gratuita até aos 12 anos.

O espetáculo foi concebido para dar a conhecer às crianças o universo da Alta Escola Equestre Portuguesa. Através da história do jovem cavalo Crininhas, que chega à Escola Portuguesa de Arte Equestre vindo da Coudelaria de Alter, onde nasceu, o público fica a saber um pouco mais sobre esta arte e os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas. Uma história que transmite igualmente valores importantes como a família, a amizade, a aprendizagem, a disciplina, a entreajuda e o espírito de sacrifício.

O texto, que será interpretado pelas atrizes Sara Cecília, Maria Faleiro e pelo ator Carlos Sebastião, descreve os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas, ao mesmo tempo que procura transmitir também valores importantes como a família, a amizade, a aprendizagem, a disciplina, a entreajuda e o espírito de sacrifício. Durante a leitura dos textos cavalos e cavaleiros executarão diversos exercícios e coreografias representativos da Arte Equestre Portuguesa. 

O programa tem início com uma visita às cavalariças do Páteo da Nora, onde é possível interagir com cavalos e cavaleiros, seguindo-se o espetáculo no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda.

A entrada é livre para crianças até aos 12 anos, mediante inscrição prévia através do e-mail arteequestre@parquesdesintra.pt , e limitada à lotação do espaço, devidamente adaptado às medidas de redução de risco de contágio pela COVID 19.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.