Paramentos de D. Teotónio de Bragança em exposição no Museu de Évora

cartaz_expo_paramentosO Museu de Évora apresenta a partir deste fim-de-semana a exposição Paramentos de D. Teotónio de Bragança, Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo – Museu de Évora, em parceria com a Universidade de Évora e Centro HERCULES, e contando com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Évora.

Esta exposição pretende dar a conhecer os paramentos pertencentes ao acervo do Museu, que terão sido encomendados por D. Teotónio de Bragança, Arcebispo de Évora entre 1578 e 1602.

Teotónio de Bragança (1530 – 1602) era filho de D. Jaime, 4º Duque de Bragança. Educado em Vila Viçosa, escolheu a vida religiosa apesar da oposição da sua família. Em 1549 ingressou na Companhia de Jesus, tendo a oportunidade de visitar as principais cidades europeias e de contactar com os principais movimentos culturais de então. Relacionando-se com importantes figuras da época, tornou-se amigo de Santa Teresa de Ávila.

Durante o seu arcebispado, Évora assistiu a um franco desenvolvimento com a construção de novos conventos, como o Convento da Cartuxa ou o Convento de Santo António

A exposição conta ainda com os resultados do estudo realizado aos materiais destes paramentos, pelo Laboratório HERCULES, aquando do seu restauro no Laboratório José de Figueiredo. Sobre alguns desses resultados propõe-se um olhar atento, chamando-se a atenção para a forma como as fibras (como a seda) se relacionam com os fios metálicos, dando corpo às diferentes peças de tecido utilizadas nestes paramentos.

A exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30 e os bilhetes custam 3 euros.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.