Parabéns, Jardim Zoológico

Reportagem de Alexandra Gil

zoo_8O dia 28 de maio foi de festa em Sete Rios ou não celebrasse o Jardim Zoológico de Lisboa o seu 130.º aniversário. Por entre diversos grupos de crianças ansiosas por descobrir os animais, convidados ilustres – como o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o Secretário de Estado o Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza – e jornalistas juntaram-se na cerimónia que assinalou a data e serviu para lançar o postal comemorativo dos CTT.

Antes do ato oficial, houve tempo para assistir a um pequeno concerto de jovens músicos no coreto e de conhecer algumas das zonas mais emblemáticas do zoo.

Depois da visita, foi tempo de redescobrir então o Bosque Encantado, que reinaugurou precisamente neste dia, depois de ter sido alvo de obras de renovação no passado meio ano. O espaço conta agora com 16 toneladas de material reciclado, que se pode encontrar nos brinquedos para as crianças, nas casas das aves, na zona de piquenique ou nas cercas e parques infantis. De volta está assim o espetáculo de aves exóticas da América do Sul, do qual os presentes tiveram uma amostra.

Fundado em 1884, o Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica, acolhendo atualmente cerca de 2 mil animais de mais de 300 espécies. Espaço de conservação e educação, apresenta ainda uma forte componente de entretenimento e diversão. Ao longo dos seus 130 anos, a instituição tem-se dedicado a conservar, reproduzir e reintroduzir espécies de vias de extinção, trabalhando diariamente para educar e sensibilizar os portugueses para a importância da proteção dos animais.

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.