Papi & Lobster Um Italiano Para Descobrir Em Lisboa

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Se gosta de comida italiana e de comer fora, a dois, em família ou com amigos este certamente é um bom restaurante para si, falamos do Papi & Lobster em Alcântara, que nos traz o melhor da comida italiana atual.

À frente deste projeto estão o Chef Giorgio Rattini, o Pizzaiolo Luciano Passeri e o Sommelier Rocco Costanzo, que pretendem abrir mais espaços na nossa Capital, mas para já apostam forte neste restaurante de duas salas, junto à estação de comboios de Alcântara Terra, a piscar o olho a Campo de Ourique e às Necessidades.

Quando aqui entramos, somos logo recebidos com o cheirinho convidativo das pizzas, feitas à frente do cliente, na primeira sala e com o sorriso simpático do Pizzaiolo Luciano Passeri. O ambiente é luminoso, colorido e acolhedor, com um toque de moderno.

Características que se repetem na segunda sala, pintada de azul e com painéis de azulejos na parede, num deles até podemos ver o “nosso” Zé Povinho, figura emblemática criada por Rafael Bordallo Pinheiro. Destaque ainda para os lustres que pendem do tecto e para o tanque de lagostas à entrada da cozinha.

Rocco Costanzo é um dos responsáveis do espaço e que nos vem dar as boas vindas, é a ele que cabe a missão de nos dar a conhecer a ementa e ajudar a escolher as iguarias que vamos provar.

Como estamos num restaurante italiano a aposta não podia deixar de ser nas massas e nas pizzas, mas o Papi & Lobster vai um pouquinho mais longe e apresenta novas versões dos tradicionais pratos italianos e alguns até com um toque português.

Enquanto esperamos vamos nos entretendo com o pão típico molhado em azeite. Começamos então a refeição, propriamente dita, com as Entradas ou Tapas. A sugestão de Rocco foi para Vitela com molho de atum, alcaparras e anchovas (a 6 euros uma dose), uma combinação deveras surpreendente e agradável e para o Salmão marinado com citrinos, outra opção bastante surpreendente (6,50 euros a dose).

Nos quentes, optámos por uma reconfortante e saborosa sopa de Massa com feijão ( 6 euros a dose), o frio lá fora era grande e o estômago agradeceu.

Avançamos para o primeiro prato, as opções podem variar entre as massas e as pizzas. Nas pizzas pode-se escolher entre a tradicional massa romana (individual) ou na tábua, com cerca de 50 centímetros de comprimentos e 25 de largura, indicada para partilhar.

Entre a vasta lista de opções destacam-se a Pizza Campeã do Mundo – Mamilù, com creme de abóbora, gorgonzola, bacon, mozarela, Parmigiano Reggiano e tomate marinado em orégãos e a Papi Pizza com Tomate, queijo burrata e lavagante.

As massas são outra aposta segura, na maioria frescas e feitas no restaurante. Há Lasagne no Forno, Cannelloni recheados com Ricotta e Espinafres, Linguine com Queijo Cacio e Pimenta e Tagliolino com Molho de Manjericão.

A nossa escolha recaíu sobre Strozzapreti com Lavagante (12,50 euros a meia dose ou 23,50 euros uma dose inteira), este prato combina duas das estrelas da casa: a massa e o lavagante, e é uma verdadeira tentação, onde os sabores do tomate e do manjericão se combinam harmoniosamente com o lavagante. A cozedura da massa como não podia deixar de ser está no ponto, à italiana.

Se quiser lavagante as opções são: Lavagante em jardim acompanhado com legumes da estação; Lavagante à catalã com tomate, cebola roxa e molho de lima; Lavagante no carvão ou então Lavagante gratinado com manteiga de ervas aromáticas (cada dose inteira custa 23,50 euros).

Se ainda tiver espaço pode optar por um Secondi Piatti à boa maneira italiana. Entre as opções há polvo no carvão com batata cozida, lulas grelhadas com puré de grão de bico e legumes da estação cozidos, entre outras.

Pode acompanhar qualquer um destes pratos com um dos vinhos da carta, seja italiano ou nacional, com destaque para os alentejanos a copo, uma fresca limonada ou uma cerveja nacional.

Para rematar a refeição, não pode faltar uma sobremesa doce e típica: Crema Cotta com fruta, Tiramisú, Mil Folhas, Semi Frio de Chocolate preto são algumas das opções entre as quais é difícil escolher, seguida de um café e um cálice de grappa.

No final, saímos daqui muito satisfeitos, com uma refeição bastante reconfortante e agradável, bem tratados, num ambiente também ele acolhedor e alegre, com staff simpático, em que até a música ambiente está no volume ideal para permitir as conversas entre os comensais e se quisermos ainda podemos comprar massa para fazer em casa.

O Papi & Lobster fica na Rua da Costa nº 10, em Alcântara – Lisboa, e funciona entre as 12h00 e as 15h30 e as 19h00 e as 24h00, diariamente. O preço médio de uma refeição para duas pessoas ronda os 40 euros.

Artigo anteriorTeatro Aberto Estreia Um Dia Uma Vida
Próximo artigo38º Fantasporto Arranca Amanhã No Teatro Rivoli No Porto

Leave a Reply