Pão-Por-Deus Revivido Na Rota Do Românico

A Rota do Românico celebra o Dia de Todos os Santos, reavivando uma velha tradição nacional: o Pão-por-Deus. A atividade lúdico-pedagógica terá lugar no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Penafiel e no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

O Pão-por-Deus, que terá raízes num ritual pagão do século XV, ganhou expressão após o trágico terramoto de 1 de novembro de 1755. No ano seguinte, nesse mesmo dia, a população mais pobre de Lisboa saiu à rua, batendo à porta dos mais afortunados, para pedir pão para enganar a fome.

Esta tradição foi-se mantendo ao longo dos tempos, sobretudo nas áreas mais rurais, assumindo as crianças, entretanto, o protagonismo principal, e substituindo-se, progressivamente, o pão por outras ofertas (bolinhos, romãs, frutos secos, doces, guloseimas, dinheiro…), sem nunca esquecer a cantilena do peditório:

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós.
Para dar aos finados
Que estão mortos, enterrados.
(…)

A atividade, para crianças dos 6 aos 12 anos, acontece no dia 31 de outubro, das 10h00 às 12h00, em Penafiel e das 14h30 e 16h30, em Lousada.

As inscrições são obrigatórias e o custo por participante é de 4 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.