Pão À Mesa Com Certeza: Uma Viagem Calorosa Pela Gastronomia Portuguesa

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

No regresso ao bulício da cidade, ao corre corre do dia à dia, às vezes apetece parar um pouco e deleitarmo-nos com uma comida com sabor às nossas origens, e é essa tranquilidade e sabor da comida da terra que encontramos no Pão À Mesa.

Um espaço acolhedor, com uma sala não muito grande e uma esplanada, em pleno Príncipe Real, e com uma decoração simples, mas que remete para a Portugalidade e para os seus símbolos, em vários pormenores.

Das fotografias de Amália Rodrigues, aos poemas de Pessoa e Camões, passando por Florbela Espanca, aos originais candeeiros, menus e individuais em cortiça, azulejos nas montras e às panelas de ferro de 3 pernas, todos os objectos e pormenores foram escolhidos e pensados com carinho por Andreia Duarte – sócia gerente do espaço, e que dão ao Pão À Mesa um toque especial.

Na cozinha, aos comandos está o Chefe António Amorim, natural de Baião e que vive em Almada. É ele o responsável pela carta, que aposta na gastronomia nacional, com uma piscadela à gastronomia internacional.

Na carta, os pratos vão buscar inspiração aos vários pontos do país, mas há uma regra que base: Aqui o pão não pode faltar, pois como diz a canção “Pão e vinho sobre a mesa, é uma casa portuguesa com certeza”.

E é seguindo a tradição que para entrada temos: broa, pão de trigo, manteiga e azeitonas, seguimos depois para as saladas e provamos uma Salada Portuguesa, com bacalhau e feijão branco (uma espécie de punheta de bacalhau reinventada); o prato que se segue pisca o olho ao oriente – Camarão Spice com Pasta de Tamarinho e Lima, e neste temos que fazer uma advertência: “cuidado com o picante, pois é mesmo forte, mesmo para quem gosta”, mas se preferir algo mais soft, pode sempre optar pelo Camarão Agridoce.

Nos pratos de peixe, a escolha recaiu sobre Filetes de Polvo com batatas fritas, molho tártaro, e acompanhado de migas com coentros – mais nacional é impossível, nesta proposta de inspiração alentejana.

Outras opções desta carta são: Patanisca de Bacalhau e Camarão; Cappuccino de Camarão e Espuma de Alho; Canivetes Grelhados com Favas e Pimentos; Dourada Grelhada ao Sal em Folha de Bambu; Raia Alhada, Legumes Glaceados eMolho de Caldeirada; Pregado e Arroz de Lingueirão Malandro; Camarões com risotto de Abóbora e Gengibre.

Entre os pratos de carne, optámos pelo novilho braseado, com puré, legumes assados e milho frito à moda da Madeira, mais um incontornável desta carta. Mas pode optar por Franganito à Portuguesa, Salada e Chips; Plumas de Porco Preto, Camarão e Migas de Feijão; Rosbife de Mirandesa, Batata a Murro e Esparregado; Costeleta de Novilho, Batata Spicy e Chimichurri.

A acompanhar cada prato, um vinho português, tinto, branco, rosé, verde, alvarinho, do norte ou do sul – opções é que não faltam, mas também pode escolher uma cerveja ou um sumo natural, para completar harmoniosamente o repasto.

E terminamos a calorosa refeição com um guloso Leite Creme desconstruído com Farófias de Limão e Crumble de Amêndoa, tão lisboeta, como o bairro onde estamos, rematando com um café.

Entre as sobremesas as tentações são muitas e pode-se escolher ainda Arroz Doce Gratinado e Gelado de Canela; Pudim Abade Priscos, Caramelo, Esponja Baba de Camelo e Vinho do Porto; Chocolate, Mousse de Framboesa, Gelado de Ginja e Nougat de Frutos Secos e Chocolate.

De destacar ainda as tábuas com queijos e enchidos: Queijo meia-cura, Queijo Amanteigado e Queijo Picante, Queijo de Ovelha Gratinado com Mel de Urze e Pimentos, farinheira, morcela, chouriços e presunto nacionais; tremoços e azeitonas, ideais para petiscar e uns momentos de convívio bem passados, sem claro, esquecer o pão (simples, branco, broa ou recheado).

Os preços dos pratos variam entre os 8 e os 18 euros, havendo ainda menus ao almoço e para jantares de grupo.

Um espaço que vale a pena descobrir e visitar, mesmo que seja só para matar saudades de alguns sabores da “terra”, com um ligeiro petisco.

O restaurante Pão À Mesa Com Certeza fica no Princípe Real, e funciona diariamente, entre as 12h00 e a 01h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.