Palácio Nacional De Queluz Apresenta Peça Sobre D. Maria I

Palavra de Rainha é a peça que o Palácio Nacional de Queluz apresenta a partir de dia 8 de julho e que retrata a vida de D. Maria I.

A peça vai ser apresentada nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de julho, na Sala do Trono, e é “uma adaptação livre da história de vida de D. Maria I”. Interpretada pela atriz brasileira Lu Grimaldi, a peça tem por base um monólogo da autoria de Sérgio Roveri.

D. Maria ficou para a História como a primeira mulher a assumir o trono português, com um papel importante na História de Portugal, em que tinha o cognome da “A Piedosa” e na do Brasil, aqui com um cognome menos feliz – A Louca, a soberana é aqui relembrada, no palácio onde viveu de 1794 até 1807.

Este ano assinala-se o bicentenário da sua morte e a Parques de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz fazem-lhe uma justa homenagem com a exibição desta peça, que relembra o seu reinado justo e “prudente” e a sua vida marcada por consecutivos eventos trágicos, como a morte do marido, D. Pedro III, as mortes do príncipe herdeiro D. José, da filha Mariana Victória e do Arcebispo de Tessalónica, seu mentor espiritual, tendo se recolhido no Palácio de Queluz até à partida da família real para o Brasil, onde veio a falecer no Rio de Janeiro com 81 anos. O seu corpo encontra-se sepultado na Basílica da Estrela.

Com encenação de Mika Lins e promovida em parceria pela Turma do Bem e pela Parques de Sintra, Palavra de Rainha vai estar em cena nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho, às 21h30, e nos dias 10 e 17 de julho, às 19h00.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda nos locais habituais, e online.

 

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorMenu Vegetariano Às Quartas Feiras No Restaurante Akla Em Lisboa
Próximo artigoVilar de Mouros Celebra 50 Anos Em Agosto Com Um Cartaz Repleto De Estrelas Nacionais

Leave a Reply