Palácio Nacional De Queluz Apresenta Peça Sobre D. Maria I

Palavra de Rainha é a peça que o Palácio Nacional de Queluz apresenta a partir de dia 8 de julho e que retrata a vida de D. Maria I.

A peça vai ser apresentada nos dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de julho, na Sala do Trono, e é “uma adaptação livre da história de vida de D. Maria I”. Interpretada pela atriz brasileira Lu Grimaldi, a peça tem por base um monólogo da autoria de Sérgio Roveri.

D. Maria ficou para a História como a primeira mulher a assumir o trono português, com um papel importante na História de Portugal, em que tinha o cognome da “A Piedosa” e na do Brasil, aqui com um cognome menos feliz – A Louca, a soberana é aqui relembrada, no palácio onde viveu de 1794 até 1807.

Este ano assinala-se o bicentenário da sua morte e a Parques de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz fazem-lhe uma justa homenagem com a exibição desta peça, que relembra o seu reinado justo e “prudente” e a sua vida marcada por consecutivos eventos trágicos, como a morte do marido, D. Pedro III, as mortes do príncipe herdeiro D. José, da filha Mariana Victória e do Arcebispo de Tessalónica, seu mentor espiritual, tendo se recolhido no Palácio de Queluz até à partida da família real para o Brasil, onde veio a falecer no Rio de Janeiro com 81 anos. O seu corpo encontra-se sepultado na Basílica da Estrela.

Com encenação de Mika Lins e promovida em parceria pela Turma do Bem e pela Parques de Sintra, Palavra de Rainha vai estar em cena nos dias 8, 9, 15 e 16 de julho, às 21h30, e nos dias 10 e 17 de julho, às 19h00.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda nos locais habituais, e online.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.