Fikl. Portuguese Storylines De Gheorghe Fikl é a mostra temporária que o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, apresenta a partir de hoje e até 31 de agosto, numa iniciativa inserida no âmbito da celebração de 100 anos de relações diplomáticas luso-romenas.
Gheorghe Fikl é considerado no mundo da Arte Contemporânea Internacional como um dos mais originais e conceituados artistas romenos a nível internacional, e que já expôs um pouco por todo o mundo, incluindo Nova Iorque.
As suas obras integram importantes colecções de arte privadas na Roménia, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, França, Andorra, Luxemburgo, e Alemanha.
Nesta mostra estão reunidas uma série de composições com vários revestimentos simbólicos em que animais angustiantes e de grande porte – touros, pavões, cães e ovelhas – são estranhos ocupantes de espaços surrealistas, com um hedonismo violento e trágico, que proporciona tantos outros contextos de reflexão sobre a condição humana em tempo pessoal e histórico, num universo visual sumptuoso e perturbador, num estilo simbólico neo-barroco. A sua arte cria o Barroco dos nossos dias através da sua trágica e violenta sensualidade que proporciona tantos outros contextos de reflexão sobre a condição humana em tempo pessoal e histórico.
Ileana Pintilie a curadora da exposição, descreve a sua obra como: “As suas pinturas aparecem como cortes de um mundo escondido irreal, do além. As faustosas composições parecem saídas de um sonho que se desenrola repetidamente nos mesmos lugares.”
A mostra aqui apresentada é da responsabilidade da Embaixada da Roménia, Instituto Cultural Romeno, Fundação Bonte e Direção Geral do Património Cultural.
Fikl. Portuguese Storylines pode ser visitada de quinta a terça feira, das 10h00 às 18h00 e os bilhetes estão incluídos no bilhete normal de visita ao Palácio (5 euros). Ela integra também o programa da ARCO Lisboa, que arranca na próxima quinta feira dia 18.