Palácio Do Freixo No Porto, Dormir Num Monumento Nacional

pReportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Mesmo sem correr sangue azul nas veias, sentimo-nos aristocratas ao entrar na Pousada Histórica do Porto. O Palácio do Freixo, construção sumptuosa do século XVII, constitui um belo exemplo do barroco civil português. E melhor que tudo, é possível “viver lá dentro” nem que seja por alguns dias ou…vá, umas horas. Desde 2009, funciona como hotel e surpreende pela beleza e requinte.

O edifício principal da pousada, hoje entregue ao grupo Pestana, foi mandado construir em 1742, ao arquiteto italiano, Nasoni. Passou para as mãos do comerciante António Velado, em 1850, que lhe deu um cunho exótico que ainda hoje pode ser admirado na entrada de inspiração árabe, ou na sala chinesa, com pormenores da vida quotidiana asiática, representada em baixos relevo no teto de uma das salas. Os espaços comuns como a receção, a sala de estar, o restaurante, o bar, ou as salas de eventos encontram-se neste espaço. O edifício é uma obra de arte viva com os seus frescos, pinturas e tetos trabalhados, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Num edifício anexo, onde já existiu uma fábrica de moagem encontram-se hoje os quartos, com um total de 87 alojamentos, entre quartos standard, quartos superiores com vista rio e suites. E porque os príncipes hoje em dia não dispensam a sofisticação, a decoração faz-se de linhas contemporâneas. No piso inferior, o SPA apresenta uma vasta seleção de tratamentos assim como sauna e piscina interior aquecida.

A Pousada completa-se pela excelente localização geográfica, na margem do Douro. Os jardins e a piscina exterior permitem contemplar o rio, com toda a serenidade e dá-nos ainda um espaço privilegiado: um pequeno pontão, que funciona como miradouro sobre a água, com cadeiras e espreguiçadeiras.

Descobrir o Porto, a partir do palácio do Freixo, é viver um conto de fadas de princesa moderna. Aqui se prova que os espaços com história não têm de carregar musgo e mofo. Acresce a certeza de que vai cruzar-se com calorosos sorrisos prontos a proporcionar-lhe a uma encantadora estadia.

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.