Palácio da Bolsa (Porto) foi visitado por mais de 220 mil turistas em 2013

palacio_bolsa2O Palácio da Bolsa, sede e propriedade da Associação Comercial do Porto e classificado pela UNESCO como património da humanidade, foi visitado no ano passado por 220.476 turistas, o que representa um aumento de 10% face a 2012.

A grande maioria dos visitantes que participou nas visitas-guiadas ao edifício são de origem francesa (46 mil), espanhola (cerca de 29 mil), alemã (cerca de 15 mil) e brasileira (cerca de nove mil). O número de portugueses foi cerca de 29 mil, indica a Associação Comercial do Porto, em comunicado.

Ao todo, turistas de mais de 40 países, como a Tailândia, Indonésia, Malásia ou Singapura, visitaram o Palácio da Bolsa em 2013.

Todas as visitas ao Palácio da Bolsa são guiadas e pagas, diz ainda a Associação que acrescenta que os números apresentados “não contabilizam a afluência a congressos, conferências, concertos, feiras e eventos diversos, que, em 2013, levaram ao Palácio da Bolsa cerca de 80 mil pessoas”.

palacio_bolsaA construção do Palácio da Bolsa teve início em 1842 e apresenta um estilo neoclássico, tendo recebido, ao longo de três gerações, o trabalho de mestres e artífices para a sua ediciação.

O “imponente risco arquitectónico do Pátio das Nações” ou o Salão Árabe, recentemente reabilitado, são alguns dos espaços de destaque do edifício, a que se juntam detalhes como o seu mobiliário, os estuques decorativos, os soalhos, os brasões, representações heráldicas, esculturas e telas de óleos e frescos dos grandes mestres Portugueses, merecem também menção.

 Texto de Catarina Delduque
Fotos do site da Associação Comercial do Porto

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.