Palácio da Ajuda recebe exposição Istambul e Lisboa como Almas Gémeas de Devrim Erbil

expo_pnaO Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, recebe durante o mês de julho, a exposição Almas Gémeas: Istambul e Lisboa, do pintor turco Devrim Erbil.

Istambul é a costa leste, enquanto Lisboa é a costa oeste da Europa. Ambas as cidades têm muitas características comuns em termos de estruturas históricas, culturais e urbanas. Elas são, em muitos aspectos, como gémeas.

Enquanto Istambul é banhada pelas cores da luz de leste, Lisboa, conhecida pela sua luz, abre-se ainda mais para Ocidente e torna-se o transportador de uma palete de cores iluminadas.

O nome da minha exposição Almas Gémeas: Istambul e Lisboa é inspirado por essa afinidade. O vermelho da bandeira verde e vermelha Portuguesa é o tom comum das bandeiras dos dois países. Existe uma regra de ouro na harmonia das cores: as cores contrastantes também se complementam.

Tentei retratar Istambul e Lisboa através do prisma da polaridade verde e vermelha como no dilema preto e branco…

Assim o amor e a paz entre os dois países podem ter uma raiz mais profunda e assim a arte pode contribuir para a paz.

Devrim Erbil

Com mais de 300 exposições individuais na Turquia e trabalhos representados em vários museus turcos, Devrim Erbil representou a Turquia na Bienal de Veneza, na Bienal de São Paulo entre outras.

Almas Gémeas: Istambul Lisboa é inaugurada no dia 30 de junho, e pode ser visitada diariamente (excepto à quarta-feira), até 31 de julho, entre as 10h00 e as 18h00 (excepto às quartas-feiras), e é organizada pela Embaixada da República da Turquia e pelo Palácio Nacional da Ajuda

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.