Palácio da Ajuda Dedica Exposição a Vidros de Murano Este Verão

expo_veneza_pnaRicordo di Venezia – Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa é a exposição que o Palácio Nacional da Ajuda vai apresentar de 21 de julho a 29 de novembro de 2015.

A mostra, reúne pela primeira vez uma seleção de peças de vidro de Murano do séc. XIX. pertencentes à coleção de vidros do Palácio daAjuda, e dois exemplares do Palácio Nacional de Sintra, na sua maioria adquiridas pela rainha italiana D. Maria Pia de Sabóia, durante as suas viagens a Itália, na segunda metade do séc. XIX.

Entre as peças selecionadas podem-se ver dragões, golfinhos, flores e folhas, pérolas, cavalos alados, aplicações de amoras, mascarões, leões e outras peças produzidas pelos mestres vidreiros venezianos oitocentistas.

A mostra é comissariada por Maria João Burnay (conservadora da coleção de vidro do PNA) e por Rosa Barovier Mentasti (historiadora italiana de vidro veneziano), e tem o apoio da Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Lisboa, Vicarte/FCUNL, Corning Museum of Glass e El Corte Inglés.

Ricordo di Venezia. Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa pode ser vista de quinta a terça feira, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes custam

Texto de Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.