Padrão Dos Descobrimentos Apresenta Exposição Sobre Os Turistas

O Padrão dos Descobrimento de Lisboa apresenta a exposição Are You a Tourist?, de 12 de julho a 15 de dezembro, que nos convida a olhar para os turistas e para as suas práticas e, ao mesmo tempo, para outros migrantes e para os residentes, atentando nos nossos encontros quotidianos ou excecionais.

A exposição está organizada por núcleos, tendo como objetivo último que quem nos visita reflita sobre o que é ser turista. Queremos interpelar, de igual modo, os ‘residentes’ (locais) e os ‘visitantes’ (turistas), debater as práticas turísticas, a arbitrariedade e os limites do turismo.

A exposição divulga objetos e testemunhos recolhidos entre visitantes e residentes, que falam de uma experiência mais alargada de encontros ou desencontros ‘turísticos’, de pessoas que se cruzam em trajetos diferentes.

A exposição tem ainda um núcleo que destaca a evolução das práticas turísticas nos últimos 50 anos em Portugal e o seu enquadramento na evolução do sistema mundo.
A coordenação científica de ‘Are You a Tourist?’ é da responsabilidade de Maria Cardeira da Silva, Marta Prista e Jonas Amarante (CRIA/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas NOVA).

A exposição pode ser vista todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00 (última entrada às 18h30), com um custo de 6 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.