Padrão dos Descobrimentos apresenta Exposição sobre o Arquiteto Cottinelli Telmo

unnamed (1) (1)O Padrão dos Descobrimentos apresenta a partir de 7 de dezembro, a exposição Os Arquitectos são Poetas Também, que dá a conhecer o seu arquitecto: José Ângelo Cottinelli Telmo (Lisboa, 1897 – Cascais, 1948), figura ímpar da cultura portuguesa do século XX, cujas criações marcam ainda hoje o imaginário deste país e cujos inúmeros talentos aplicou persistentemente na sua atividade profissional e dedicação ao serviço público.

Cottinelli Telmo é uma figura ímpar da cultura portuguesa do século XX e parte integrante da história do Padrão dos Descobrimentos já que a ele se deve o desenho e construção do Padrão para a Exposição do Mundo Português, em 1940 (o edifício de hoje é, contudo, uma versão posterior de 1960 dada a natureza efémera da primeira estrutura). A exposição cruza a biografia do autor com as múltiplas facetas profissionais em que se destacou (banda desenhada/ilustração, cinema, arquitectura) e com a vida no seu tempo.

Os Arquitectos são Poetas Também expressão de Cottinelli Telmo a propósito da natureza do trabalho do arquitecto ? constitui um imenso desafio face à abrangência das facetas e temáticas que inclui. O desafio foi também marcante no que respeita a reunir os esforços das diversas instituições públicas que aqui se convocam. Com o empenho e a dedicação de mais de uma dezena de instituições públicas foi possível reconstruir elementos e recuperar ligações, deste modo preservando a memória e possibilitando o conhecimento e a sua divulgação. A título de exemplo nesta matéria, refira-se os desenhos de Padrão dos Descobrimentos de 1940, da mão do próprio Cottinelli Telmo, que agora foram restaurados om o objectivo de virem a integrar a exposição e serem convenientemente preservados para o futuro.

O responsável científico da exposição é o arquitecto João Paulo Martins (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa) e a concepção plástica está entregue ao pintor António Viana e a produção é do Padrão dos Descobrimentos / EGEAC EM

Patente até 6 de abril de 2015, a exposição pode ser vista de 7 de dezembro a 28 de fevereiro, no horário de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. De 1 de março a 6 de abril, o horário é de segunda-feira a domingo das 10h00 às 19h00. Os bilhetes custam 3 euros (individual) e 8 euros (família).

Texto de Susana Sena Lopes

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.