Pablo Picasso No Palácio Das Artes No Porto

O Palácio das Artes, no Porto, acolhe a exposição Pablo Picasso. Suite Vollard. Colecciones Fundación MAPFRE.: uma coleção de 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol entre 1930 e 1937.

A coleção, detida pela Fundação Mapfre e comissariada por Charlotte Crapts, é considerada uma das mais importantes do século XX e inclui três retratos de Vollard, cinco gravuras que se referem à Batalha do Amor, quarenta e seis sobre a Oficina do Escultor, quatro em Rembrandt, quinze que abordam o Minotauro e o Minotauro Cego e vinte e sete composições de diversos temas. As gravuras não seguem uma sequência lógica entre si, sendo que a sua cronologia temporal obedeceu aos eventos externos e pessoais do artista.

Para complementar a experiência do visitante foi concebida uma zona de café que transporta, até aos anos 30 em Paris. As tonalidades de cor das paredes, os balcões e cadeiras italianas trazidas de um antiquário e as mesas que antes ganhavam vida no antigo mobiliário do café A Brasileira, no Porto.

O final da visita termina numa sala onde se encontram livros de arte, da editora Cahiers d’Art, dos artistas que influenciaram Pablo Picasso, como Henri Matisse e Joan Miró. As obras poderão ser consultadas livremente. Nota ainda para oferta de um cálice de vinho do Porto, no espaço Taylor’s, adjacente às salas da exposição.

A exposição está patente ao dia 11 de setembro. O bilhete tem um custo de 10 euros, sendo gratuito para crianças até aos 12 anos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.