Oy Division Levam Música Klezmer Esta Quinta-feira à Culturgest

oydivisionOs Oy Division pegaram na esquecida música folk dos judeus do leste da Europa e deram-lhe uma nova vida. Vêm à Culturgest, dia 15 de outubro, apresentar um concerto que se adivinha inesquecível, pela uma energia inesgotável desta banda klezmer.

Os Oy Division nasceram em 2005. Gesshon Leizersson e Assad Talumi encontraram-se num festival internacional de música klezmer no Canadá. Ficaram fascinados com o que ouviram e resolveram logo formar o seu próprio grupo. Os concertos foram-se sucedendo e, em 2008, foi editado o primeiro dos três álbuns que gravaram até agora.

O violino, a flauta, o clarinete, o zimbalão, o acordeão, por vezes o piano, o violoncelo ou contrabaixo e a percussão, reduzida frequentemente a um instrumento são os principais instrumentos das bandas de música klezmer, que criam um ambiente de festa único.

São todos instrumentos de fácil transporte e, ao tempo, baratos, porque tradicionalmente este tipo de músicos andavam de cerimónia em cerimónia, de comunidade em comunidade, tocavam em salas das casas e outros pequenos espaços muito diversos. Aquilo a que hoje assistimos numa sala de teatro, sentados numa cadeira, como um espetáculo, era antes escutado e dançado de pé, com os músicos deslocando-se de um lado para o outro, no meio das pessoas.

O início do concerto dos Oy Division está previsto para as 21h30, no Grande Auditório da Culturgest. O preço dos bilhetes é de 15 euros, com desconto para jovens até aos 30 anos e desempregados.

Por Tânia Fernandes

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.