Outubro é dedicado à música em Estremoz

O mês de outubro é dedicado à música em Estremoz, por onde vão passar, entre os dias 06 e 21, espetáculos variados que vão desde a música de câmara, ao pop e rock, às bandas filarmónicas e ainda os grupos corais.

Para celebrar o Dia Internacional da Música, que se assinalou no passado dia 01, a Câmara Municipal de Estremoz, como já vem sendo habitual, dedica todo o mês de outubro à música, com um vasto programa cultural preparado em parceria com algumas coletividades do concelho.

“Música de Câmara Ibérica” é o primeiro projeto a subir ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, no próximo sábado, dia 06, pelas 21h30. A soprano Joana Godinho junta-se aos solistas do Ensemble Contemporaneus (Solange Silva, David Montes, Francisco Serôdio e Vera Batista) numa incursão pela música de câmara, composta por compositores ibéricos do século XX a XXI para flauta, trombone, piano, voz e viola.

No sábado seguinte, dia 13, a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e a banda “Desalinhados” juntam-se em palco, pelas 17h00, numa iniciativa única na história dos dois grupos musicais, para tocar em conjunto alguns êxitos da música moderna.

A Companhia Marimbomdo e Associ’arte promete levar o público a uma “volta ao mundo em 10 instrumentos, com um espetáculo interativo para todas as idades, agendado para as 16h00 do dia 14, também no Teatro Bernardim Ribeiro. Durante o concerto, o público, auxiliado por um enorme globo, escolhe o trajeto de uma viagem musical à volta do mundo.

Matilde e Pepe apresentam, em cada um desses destinos, extraordinários instrumentos desse local: o xafoon do Hawai, o berimbau brasileiro ou o washboard norte-americano.

No fim-de-semana seguinte, há mais música para ouvir.

Para sábado, dia 20, pelas 16h00, no mesmo palco, está previsto o I Encontro de Bandas Filarmónicas Juvenis de Estremoz, seguido, pelas 18h00, de um Econtro de Coros, mas na Igreja dos Congregados.

O mês de música na localidade do interior alentejano encerra no domingo, dia 21, com um concerto da Sociedade Filarmónica Luzitana, agendado para as 16h30.

Texto de Ângela Nobre

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.