Ouriço Do Mar É Estrela Em Festival Gastronómico Na Ericeira

De 31 de março a 9 de abril a estrela dos pratos dos restaurantes da Ericeira vai ser o Ouriço do Mar. O 3º Festival Internacional do Ouriço-do-mar vai permitir descobrir as suas diversas utilizações culinárias pela mão de grandes chefes mundiais.

São 24 os restaurantes aderentes, cujas ementas o ouriço-do-mar assume um destaque especial, quer reiventando receitas, quer ainda promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural. Estão previstas também sessões de showcooking, a acontecer nos sábados 1 e 8 de abril, no Mercado Municipal da Ericeira.

António Alexandre, Chefe do projeto Endógenos que promove e valoriza o ouriço-do-mar da Ericeira desde 2013, e os internacionais, Justin Jennings (Austrália) e Roberto Sihuay (Perú) são algumas das estrelas da gastronomia já confirmadas.

Estão também previstas Jornadas Técnicas, com diversas atividades a decorrer, a partir do dia 1 de abril, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira. Pretende-se, nesta vertente, valorizar o ouriço-do mar enquanto espécie endógena desta região, a sua contribuição para potenciar o turismo e os projetos de investigação científica em torno da espécie.

As jornadas irão dar especial atenção a temas como o repovoamento desta espécie marinha, a necessidade de ser criado mais conhecimento científico e de assegurar a sua difusão junto de mariscadores e pescadores, bem como a apresentação dos projetos candidatos ao Mar 2020: Ouriceira Mar e Aqua.

O 3º Festival Ouriço-do-mar é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra. Os restaurantes aderentes são: 7 Praias na Baleia, A Brasa na Gruta, A Canastra, A Tasquinha, Esplanada das Furnas, Estrela do Mar, Funky, Golfinho Azul, Mar à Vista, Marisqueira Brisa, Marisqueira César, Marisqueira Furnas, O Vigarista, Prim, Retiro da Bela Sombra, Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar, Restaurante Dom Carlos, Restaurante Sul, Sushi Drinks Club, Ti Matilde, Tik Tak, Toca do Caboz, Uni Sushi e Viveiros do Atlântico.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorVida É O Espectáculo Que Cristina Nóbrega Apresenta No Teatro Municipal São Luiz
Próximo artigoFestival Seaside Sunset Sessions Regressa À Pampilhosa Da Serra De 11 A 20 De Agosto

Leave a Reply