Otelo a partir de William Shakespeare com Marionetas no Teatro Nacional D. Maria II

Otelo ©Rafael ArenasA sala Garret do TDNM II recebe nos dias 16 e 17 de setembro a estreia europeia de Otelo numa versão para atores e marionetas.

O espectáculo, apresentado no âmbito do Programa Gulbenkian Próximo Futuro, é apresentado pela companhia chilena Viajeinmóvil, com encenação de Jaime Lorca, Teresita Iacobelli e Christián Ortega.

Criada para dois atores, marionetas e objetos, esta é uma peça onde as marionetas fazem aquilo que os atores não conseguem. Uma combinação entre seres humanos e marionetas, onde se articula realidade e fantasia, humor e tragédia, o antigo e o contemporâneo.

A peça conta-nos a história trágica de Otelo e Desdemora. Lago, por vingança por não ter sido promovido a tenente, convence Otelo de que Desdemona, a sua jovem e bela mulher, tem um caso amoroso com Cassio, recentemente promovido ao cargo. Instigado por Iago e perturbado pelo ciúme, Otelo acaba por cometer um crime.

Fundada em 2005, a companhia Viajeinmóvil conta no seu repertório com várias peças que partilham um denominador comum: o uso de marionetas, a animação de objetos e a presença de cenografia móvel. A mobilidade dramatúrgica, técnica e inventiva de Otelo faz com que a força destruidora do texto de Shakespeare se mantenha intacta. Um espetáculo vivo que dialoga com as grandes questões do homem contemporâneo.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro D. Maria II, e os preços variam entre os 5 euros e os 15 euros, consoante a sessão e o lugar.

Texto de Teresa Leal

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.