Os Vinhos do Douro na Festa Pombalina de São João da Pesqueira

vindouro2014O primeiro fim-de-semana de setembro é recebido em São João da Pesqueira, com a 12.ª edição da VINDOURO – Festa Pombalina, como já vem sendo habtitual.

É em ambiente de recriação histórica, onde domina a atmosfera do século XVIII de Marquês de Pombal, bem patente no desfile e jantar pombalinos, que se enaltecem os vinhos da Região do Douro e uma das figuras mais marcantes e com papel decisivo naquela que se tornou a primeira região demarcada de vinhos do mundo.

Com um programa bastante abrangente, para profissionais e também para o público em geral, não falta lugar para os workshops sobre o mercado dos vinhos, para as conversas informais sobre vinhos com produtores e enólogos numa harmoniosa partilha de experiências, e para as provas livres de vinhos com produtores DOC Douro e Porto, que permitem conhecer os mais recentes lançamentos dos vinhos da Região e as suas incontornáveis referências.

Para os profissionais do setor, destaca-se o workshop “Marketing de Vendas no Setor dos Vinhos: ferramentas essenciais”, no dia 5 de setembro, e “Vinho: O Mercado Interno e o Mercado Canadiano”, no dia 6 de setembro.

Para o público em geral, as “Conversas Sobre Vinho” abordam os temas “Vinhos do Douro para o Dia a Dia”, no dia 6 de setembro e “Como Harmonizar o Vinho do Porto”, no dia 7 de setembro, que ajudarão na seleção dos vinhos do Douro para um consumo quotidiano e também a perceber como é feita uma boa harmonização entre o Porto e a gastronomia.

Sempre presentes estarão dezenas de produtores da região, no Salão de Exposições de S. João da Pesqueira.

1-rui_paula (1)Tratando-se da VINDOURO – Festa Pombalina, não poderiam faltar o tradicional Jantar Pombalino, no dia 5 de setembro, às 20h00, no Jardim do Cabo, o Desfile Pombalino, na tarde de domingo, dia 7 de setembro, e o habitual Leilão de Vinhos Generosos, na Praça da República, a encerrar o evento.

Este ano, o Jantar Pombalino será preparado pelo Chefe Rui Paula. O menu do jantar e as inscrições estão disponíveis no site do evento, e têm um preço de 65 euros por pessoa, e um preço especial de 500 euros para mesas de 10 pessoas.

Como não podia deixar de ser, a VINDOURO – Festa Pombalina apresenta um cartaz de espetáculos musicais com nomes bem conhecidos do público. Os concertos têm lugar no Anfiteatro Municipal, às 21h30, com as atuações da fadista Cuca Roseta e de José Cid, no dia 5 de setembro, e de Zé Perdigão e os Sons Ibéricos e a Banda Índice, no dia 6 de setembro. Os finais de noite ficarão ao som dos Dj´s Su e Cherry Chick.

A VINDOURO – Festa Pombalina é organizada pelo Município de S. João da Pesqueira e conta com a produção da EV – Essência do Vinho, da Cryseia e da Beira Douro.

 Texto de Marta Plácido
Foto do Chefe Rui Paula de Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.