Os Sabores Intensos Da Cozinha Indiana Moderna Do Chutnify

Reportagem de Tânia Fernandes

Chutnify Lisboa

Um forte aroma a especiarias atravessa-nos os sentidos ao passar a porta do nº44 da Travessa da Palmeira. Viajamos até à Gastronomia da Índia, no restaurante Chutnify e absorvemos os seus sabores intensos.

É preciso deixar de lado a imagem mais comum que temos de restaurante indiano, para verdadeiramente apreciar esta cozinha. Os pratos são muito ricos, saborosos e com um tratamento diferente do habitual.

A ementa, ao almoço, não podia ser mais simples. Há dois tipos de pratos: Thali e Dosa.

Os primeiros são servidos com lentilhas, Salada Kachumber, Arroz Basmati, Chappati, pickles e sobremesa. Estes são os complementos do prato principal que pode ser frango, borrego, caril de vegetais, camarão, robalo ou ovos.

Vem tudo disposto no mesmo “prato”. Uma espécie de travessa de inox, com concavidades a separar os diferentes componentes da refeição. Sobremesa incluída, sim.

Os Dosa, como nos explicaram, são pratos típicos do Sul da Índia. Escolhemos o Cheese Dosa: um crepe salgado recheado de queijo, tomate, pimentos e coentros, acompanhado com chutney. O crepe vem dobrado ao meio, recheado, é servido num prato que habitualmente conhecemos por “bandeja”. O nosso crepe encontra-se rodeado de três pequenas taças que rapidamente nos descrevem como lentilhas, menta, tomate e sobremesa. Mas é mais do que isso. As lentilhas são mesmo muito saborosas e escondem um quiabo cozinhado. O molho de menta tem um leve toque de picante e o molho de tomate vem bem apurado de gengibre.

Chutnify Lisboa

Rapidamente damos conta desta viagem culinária e fechamos com a sobremesa, que vem incluída com este prato: Mousse de Tapioca. Um creme ligeiramente doce e muito fresco.

Como não podia deixar de ser, há sugestões bem quentes na ementa. O grau de picante de cada prato está indicado no menu, com um a atribuição de um número de malaguetas.

Acompanhamos o prato com Nimboo Pani, uma limonada doce e salgada. Avisa a própria carta que é bem ao estilo indiano.

Este prato custa 10 euros e ao almoço, avisa a carta, a bebida e o café ficam por conta da casa. Simpático, não?

O Chutnify abre todos os dias. Serve almoços de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 15h00 e aos sábados e domingos das 13h00 às 16h00. Serve jantares entre as 19h00 e as 23h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.