Os Sabores do Santo António na Avenida da Liberdade

aNuma Lisboa repleta de festividades em que imperam as marchas populares, a sardinha e o manjerico, deixamos aqui duas sugestões para jantar e apreciar os festejos em plena Avenida da Liberdade.

Quase, quase no meio da Avenida, no AdLib já se vive o espírito dos Santos Populares. Até 21 de junho, temos a Quinzena dos Santos Populares, uma proposta do Chefe Daniel Schlaipfer que é uma verdadeira marcha de texturas, cores e sabores, onde as sardinhas, o caldo verde e a doçaria são os reis da festa.

Para iniciar, o Chefe Daniel Schlaipfer propõe uma Marcha de Petiscos, composta por Bacalhau, Orelha e Linguiça, ou um Manjerico de Caldo Verde. O Arraial da Sardinha, com Carvão Falso e pimentos, assim como os Secretos de Santo António, com pão com enchidos e redução de Mines, não faltam a estas comemorações. O Doce d´Alfama, um doce de natas com creme de ovos e amêndoas e ainda um Arroz doce à Bairrista são as sugestões para terminar este jantar.

O AdLib dispõe da sua esplanada em plena Avenida da Liberdade, palco privilegiado para viver as emoções das Festas de Santo António. O menu, com entrada, prato e sobremesa, pode ser degustado ao almoço por 20 euros por pessoa, com oferta de um copo de vinho. Ao jantar, o menu tem o valor de 35 euros e inclui duas entradas, dois pratos e uma sobremesa.

Rossio - Altis Altis
Rossio – Altis Altis

A segunda proposta é para o Restaurante Rossio do Altis Avenida Hotel preparou para o dia 12 de junho um jantar buffet inspirado nos sabores típicos das festas de Santo António, proporcionando assim uma noite genuinamente alfacinha, com uma vista privilegiada sobre a Avenida da Liberdade e Restauradores.

A sugestão do Chefe João Correia é que comece a sua noite com um típico caldo verde e entradas de presunto, gambas cozidas, ou com uma seleção de peixes fumados. A seguir, a salada de polvo ou de atum com feijão frade, aproveitando ainda a diversidade de molhos e os wraps de salmão fumado com nata azeda, cebolinho, ovas de tobiko e rúcula ou o frango com bacon e ovo cozido.

A rainha da festa, a sardinha, é aqui preparada com inovação, em forma de torricado.

Nos pratos principais, dourada corada com miga de alho, coentros e espargos verdes assados no forno, ou lombinho de porco com batatinha assada e grelos salteados.

Para terminar este jantar, arroz doce, sericaia e os pastéis de nata, são algumas das deliciosas sobremesas para esta noite de Santo António, onde também pode assistir do terraço ao Desfile das Marchas Populares.

O jantar buffet Marchas Populares do Restaurante Rossio tem um custo de 41 euros por pessoa, sem bebidas incluídas.

Texto de Marta Plácido
Fotos de António Silva e Elsa Furtado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.