Os Poderes da Selva Amazónica Concentrados Num Super Fruto – o Açaí

acaizeiroDepois do Brasil, eis que chega a Portugal a febre dos frutos tropicais de características únicas e saudáveis, que podem ser utilizados desde a culinária, doçaria a produtos de beleza.

Imagine que existia um alimento que pelas suas características únicas lhe dava super poderes, e que entre esses poderes fantásticos estava a energia para enfrentar a loucura do dia-a-dia, vitaminas C, B1 e B2, possuía ainda uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio, ajudava a reduzir o colesterol e ainda apresentava níveis elevados de antioxidantes. Como se não bastasse esse super alimento era uma fruta que ajudava ainda a fortalecer o sistema imunitário, reforçando as defesas, combatendo o envelhecimento e ajudando a diminuir a dor e a inflamação. E se já surpreendente que um só fruto possa ser tão poderoso imagine que por ser muito rico em fibras e pobre em calorias ajudava na perda de peso.

Esse fruto é o Açaí, uma baga exótica de cor roxa, que nasce numa palmeira denominada açaizeiro, sendo originária de vários países da América do Sul como o Brasil, Colômbia e o Equador. Esta baga semelhante ao mirtilo é consumida desde tempos imemoriais pelas tribos índias da selva amazónica onde nasce e cresce nas margens do rio.

Recentemente o Açaí tem vindo a ganhar protagonismo na dieta alimentar de todos os que se preocupam com a saúde e bem-estar. De sabor bastante intenso quando comido sozinho, o Açaí pode ser misturado numa série de produtos desde iogurtes, cremes e até bebidas, como água.

acaiDeve ser consumido pelo menos 100 ml por dia deste superalimento para se atingirem alguns dos objectivos terapêuticos. Entre eles o efeito antienvelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes. Mas para este fruto não basta que se mantenha jovem por mais tempo, a energia e vitalidade que fornece ajuda a contrariar o aparecimento de patologias neurodegenerativas e reforça o funcionamento do sistema imunitário, ajudando a obter bons resultados no combate a infeções e contrariando as alergias.

O Açaí ajuda a reduzir o colesterol, estimula a função cerebral e a regeneração celular, sendo ainda muito importante para a redução da dor.

Esta tendência de aumento de consumo a nível mundial foi reforçada quando começou a surgir informação na comunicação social de que algumas figuras mediáticas o consumiam, passando assim a ganhar um novo protagonismo na dieta alimentar impondo-se assim como uma nova tendência a nível mundial.

Por Teresa Leal

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.