Os Peixes Que Fugiram Da História Foi Apresentado No Aquário Vasco Da Gama

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Chamo-me João e tenho 10 anos. Quando me perguntam o que quero ser quando for crescido, respondo que quero ser criança. Todos os adultos ficam desarmados com a resposta, exceto o meu avô, que fica divertido.

E é assim que ficamos a conhecer o protagonista do nosso livro Os Peixes Que Fugiram Da História, da autoria de Maria João Freitas e com ilustrações de Mariana Rio, com edição Pato Lógico.

O livro foi apresentado recentemente, no novo e interativo auditório do Aquário Vasco da Gama e pretende alertar para a importância da pesca sustentável.

Ao longo de cerca de 40 páginas, vamos acompanhar o João e os seus amigos Rita e André, que vivem na vila A-Ver-O-Mar, na sua procura pelos peixes que desapareceram do mar. Nesta aventura os três heróis contam com a ajuda do Capitão – avô do João e do seu gato Atum.

No final, alguns dados factuais que pretendem consciencializar e chamar à atenção dos leitores para o estado dos oceanos e das espécies, nomeadamente os peixes.

Para escrever o livro, Maria João Freitas fez uma pesquisa do tema na qual contou com a ajuda de Rita Sá, da ANP|WWF, e ficou assim a saber um pouco mais sobre os recursos do mar, e como podemos ajudar a preservar os recursos naturais para o futuro.

Também a ilustradora Mariana Rio foi conversando com Maria João Freitas e procurou no mar e na praia a inspiração para as suas personagens e para as suas ilustrações.

No final, a estória termina com sucesso dos nossos heróis e uma mensagem de esperança para o futuro.

Um livro que se pretende ao mesmo tempo lúdico e didáctico e que resulta de uma parceria entre a Iglo e MSC, “que se juntaram com o objetivo de alertar para o impacto negativo da sobrepesca e para a importância de um consumo de peixe mais responsável”, e conta com edição Pato Lógico.

Os Peixes que Fugiram da História tem um preço de venda ao público de 14,50 euros e 1 euro reverte para apoiar o Programa de Oceanos e Pescas da ANP|WWF.

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.