Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música Apresenta Peças de Tchaikovski

image003 (29)Romeu e Julieta, o Pássaro de Fogo (Suite 1919) e a Sinfonia nº6 de Piotr Ilyich Tchaikovski são as obras que a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música vai apresentar em concerto este fim-de-semana, sob direcção musical de Jérémie Rhorer.

Era uma vez uma princesa que vivia aprisionada num palácio de vidro, em cujos jardins, à noite, cantavam pássaros de fogo que se alimentavam de frutos de ouro. Era uma vez dois jovens que se apaixonaram, mas as suas famílias, os Montéquios e os Capuletos, eram rivais eternos e condenaram a mais bela história de amor a um final trágico.

Um jardim encantado onde vivem princesas cativas e pássaros feitos de ouro e fogo é o cenário para uma aventura fantástica de um príncipe chamado Ivan, que desafia os poderes de Kastchei, o Imortal. Esta história estimulou a prodigiosa imaginação e mestria de orquestração de Stravinski para construir uma narrativa musical exemplar, O Pássaro de Fogo.

O tema de Julieta no poema sinfónico de Tchaikovski constitui uma das melodias mais belas e apaixonadas de todo o repertório. Mas o efeito avassalador deve-se à forma como o compositor prepara a sua entrada, criando um momento de grande luminosidade após a escuridão. A obsessão de Tchaikovski pela ideia do destino culmina na 6ª Sinfonia, peça maior de um repertório que desafia a capacidade narrativa da música.

A primeira apresentação é amanhã, dia 9 de janeiro na sala Suggia, pelas 21h00 e os bilhetes têm um custo de 19 euros.

A segunda apresentação inclui apenas Romeu e Julieta, o Pássaro de Fogo (Suite 1919) e vai ser no domingo, dia 11, pelas 12h00, na Sala Suggia e os bilhetes têm um custo de 6 euros, numa sessão dedicada às famílias e podem ser adquiridos localmente.

Texto de Teresa Leal 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.