Teatro da Trindade recebe ópera A Cidade no Céu

opera_trindadeEstreia no Teatro da Trindade, no próximo sábado, a ópera japonesa A Cidade no Céu. Com libreto de Edward Ishita, é representada pela Tokyo Opera Association e terá uma apresentação única, no âmbito do 40º Festival de Estoril Lisboa.

Trata-se de uma obra criada para transmitir ao público a mentalidade que distingue a cultura japonesa. Valoriza valores como a honestidade, bondade, modéstia e espiritualidade, glorificando, em paralelo, a grandiosidade da natureza. O enredo descreve os efeitos nocivos da poluição causada no belo monte Besshi pela exploração das minas de cobre e a forma de os seres humanos conseguirem restituir à natureza toda a sua força e beleza.

Em palco estará um elenco de 35 figuras, tendo como intérpretes principais Edward Ishita, Takao Kunimoto e Masashi Suzuki (barítonos), Masayuki Kurata (tenor) e Kayoko Ishita (soprano). A partitura conjuga a influência europeia na música japonesa e a música popular nipónica tradicional, englobando interpretações em instrumentos tradicionais japoneses como o shakuhachi ou o koto.

A Cidade no Céu tem início previsto às 21h30, no Teatro da Trindade. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam entre os 8 e os 15 euros.

Texto de Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.