Olhares Do Mediterrâneo – Cinema No Feminino Em Lisboa

Tem lugar de 28 de setembro a 2 de outubro no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 3ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, um projeto inspirado no Films Femmes Mediterranée, que decorre em Marselha e realiza, em 2016, a sua 11ª edição.

O festival registou a submissão de 516 filmes a concurso, representativos de todos os países da Bacia Mediterrânica e decidiu alargar, a mais dois dias que nas edições anteriores, a sua realização por forma a possibilitar a divulgação de mais filmes e realizar mais atividades paralelas ao público.

Durante quatro dias, o festival vai exibir nove longas e 24 curtas-metragens, oriundas da bacia mediterrânica, serão exibidos vários géneros cinematográficos, desde o documentário à ficção, passando pela animação o experimental, num total de 20 estreias nacionais e duas estreias mundiais.

Em paralelo, o Festival apresenta o ciclo especial “Travessias”, dedicado ao tema dos refugiados e migrações, num total de oito filmes e quatro debates.

Para lá do cinema, haverá ainda, workshops de culinária; um atelier de cinema; oficinas criativas; uma cerimónia de chá; um concerto com Coro Feminino; e um Mercado de Livros, Artesanato e Sabores.

De realçar ainda o cartaz desta edição, elaborado a partir de uma fotografia de Artur Pastor com o intuito de destacar a obra do fotógrafo português, cuja criação contribuiu para a construção de um imaginário visual de Portugal como país “mediterrânico”.

O Festival tem como base divulgar o cinema realizado por mulheres cineastas, dando particular visibilidade ao seu trabalho junto do público e promovendo o intercâmbio com os profissionais do cinema em Portugal.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.