Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino Regressa a Lisboa

olhares_mediterraneoO Cinema São Jorge recebe entre 5 e 7 de junho a 2.ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Cinema do Feminino. Integrado na programação das festas da cidade, o festival apresenta não apenas filmes, mas também outras atividades como exposições, palestras e ateliers.

Durante os três dias serão possível assistir a 30 películas de cineastas de 12 países do Mediterrâneo, a saber Bósnia, Egito, Espanha, França, Grécia, Israel, Líbano, Malta, Palestina, Portugal, Turquia e Tunísia. Entre curtas e longas-metragens, Portugal ocupa um terço do programa.

Para além da competição, que atribuirá um Prémio do Júri e outro do Público, o festival terá a presença de diversas realizadoras convidadas.

Quanto à programação paralela, acontecerão duas sessões na Cinemateca. Já as atividades complementares incluirão uma homenagem a Bárbara Virgínia, a primeira realizadora portuguesa, com uma exposição e uma mesa-redonda. Música também não vai faltar, com João Lucena e Vale e Luísa Brandão, Coro Feminino de Lisboa e B’rbicacho.

Do cartaz fazem ainda parte workshops de língua castelhana, criação coreográfica e dieta mediterrânica, ateliers para crianças e famílias, bem como conversas sobre o Mediterrâneo e o cinema e uma exposição de fotografia sobre as mulheres do Mediterrâneo em Lisboa.

No último dia será ainda animado pelo espaço Leituria, com livros, sabores e artesanato, sendo para disso possível participar de um ateliê de caligrafia de nomes em árabe promovido pela Embaixada da Tunísia.

Os bilhetes, à venda nos locais habituais custam 4 euros para as longas-metragens, havendo ainda passes para as sessões de curtas, livres-trânsitos e entradas familiares.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.