Olga Roriz estreia Terra no CCB

Reportagem de Sara Santos
Texto de Tânia Fernandes

Terra_SaraSantos-257Olga Roriz estreia, este fim de semana, uma nova produção no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Terra é o projeto que assinala o regresso da coreógrafa à sua companhia e ao seu elenco de cinco bailarinos (Maria Cerveira, Marta Lobato Faria, Patrícia Henriques, Bruno Alexandre, Bruno Alves).

Terra e muita lama vão fazer parte do décor, criando o ambiente no qual os bailarinos partem à procura do sentido e do lugar do corpo. Numa seleção musical de Olga Roriz e João Raposo, dança-se ao som de Tchaikovsky, Ólafur Arnolds, Autechre, Senking, Henry Torgue e Laibach.

“A Terra, um manto espesso e sólido permanentemente ativo que de uma forma poética nos irá lentamente cobrir. O Corpo, um tremor constante que se repercute das suas profundezas transpirando sons e vibrações. Terra e corpo numa paragem telúrica que se divide e confunde entre a suspensão do tempo, a acumulação do sangue, a leveza dos ossos numa visão invertida das ideias e das memórias. Matéria viva em comunhão, perfeita ou imperfeita, passiva ou conflituosa, delicada ou agreste mas sempre em constante mutação. Sempre adoradores da terra, de muitas terras” refere Olga Roriz em comunicado de imprensa.

A criação, que a coerógrafa começou a trabalhar em março deste ano, é uma coprodução da Companhia Olga Roriz com o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional São João.

This slideshow requires JavaScript.

2014 tem sido um ano particularmente fértil para Olga Roriz que coreografou Orfeu e Eurídice para a Companhia Nacional de Bailado e Bits & Pieces para a Companhia Paulo Ribeiro.

Terra é apresentado no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, nos dias 11 e 12 de julho, às 21h00. Tem duração de 1h30. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente e nos locais habituais e custam entre 12,50 e 15 euros.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.