Old Meets New Na Casa Das Histórias Paula Rego Em Cascais

A Casa das Histórias Paula Rego apresenta a exposição Old Meets New, com séries de pintura de A Relíquia e de O Primo Basílio, inspiradas nos romances homónimos de Eça de Queirós, algumas delas nunca vistas no nosso país.

Esta é uma exposição, baseada nos dramas morais e sociais dos finais do século XIX, com quadros vivos, onde tudo é encenado ao pormenor, construindo-se modelos tridimensionais, criaturas fantásticas, com uma materialidade fabricada com impulso artístico. São obras “vivas”, fortes, chocantes até.

A mostra apresenta vária obras inspiradas em A Relíquia, O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro, distribuídas por três salas, e onde está visivelmente patente o processo de denúncia social e política característicos quer de Eça quer de Paula Rego.
A exploração de lugares e personagens de forma simbólica, convocados por essas imagens literárias, numa intenção transformadora, assumida pela artista, que autonomiza as pinturas das histórias originais.

A exposição apresenta também a série D. Manuel, o último Rei de Portugal (2014) onde a
artista retorna ao lado episódico de algumas narrativas históricas de Portugal, temática também explorada na singular tapeçaria Alcácer-Quibir, de 1966, e na tela Regicídio, de 1965.

E ainda o tríptico do seu mais recente auto-retrato, um conjunto de gravuras da sua autoria, destacando-se a série sobre a Mutilação Genital Feminina (2009) e a série de seis gravuras intituladas Les Planches Courbes, realizadas a partir dos poemas do poeta francês, Yves Bonnefoy.

A mostra tem curadoria de Catarina Alfaro e estará patente ao público entre 18 de maio e 17 de julho de 2017, de terça-feria a domingo, das 10h00 às 18h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 3 euros.

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.