Oficina Do Livro Publica Biografia De Veva Lima Mayer

O romance histórico Veva, de Joana Leitão de Barros, com chancela da Oficina do Livro | LeYa, traz até aos leitores portugueses a «vida extraordinária de Genoveva de Lima Mayer Ulrich (1886-1963), a aristocrata intelectual e excêntrica que desafiou Salazar e os costumes da sua época e passeava o seu leopardo à trela pelas ruas de Lisboa nos anos 20 do século passado».

Genoveva de Lima Mayer Ulrich organizava festas exuberantes na sua residência nas Amoreiras, viaja sozinha pelo mundo, persegue caça grossa em África e convive com a alta aristocracia europeia ou até mesmo a família real britânica. Casada com o influente e sóbrio Ruy Ulrich, por duas vezes embaixador em Londres, é também novelista e dramaturga, uma intelectual que publica opinião e discorre sobre sociologia e política internacional. Opositora do nazismo e do fascismo italiano, proclama a sua anglofilia aos microfones da BBC. Gosta de provocar e embaraçar Salazar.
Neste romance histórico sobre a vida atribulada de Veva de Lima, com recurso a algumas das notas e cartas mais íntimas da aristocrata, Joana Leitão de Barros faz uma viagem apaixonante ao longo do século XX, através das causas, dos amores, das desilusões e das tragédias de uma mulher portuguesa invulgarmente surpreendente; uma grande senhora do seu tempo que quebrou padrões e desafiou tabus como ninguém nesse Portugal bem-comportado que conviveu, estupefacto, com a personalidade de Veva.

O romance, de 272 páginas, está à venda por 16,50 euros.

O livro será apresentado, no dia 12 de maio, pelas 18h30, na Casa Veva de Lima, em Lisboa, com apresentação a cargo de Hugo van der Ding, Eugénia Galvão Teles e Mário Nascimento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.