Atividades Para os Mais Pequenos se entreterem nas Férias do Carnaval

carnaval_oceanarioO Carnaval são três dias, mas mesmo assim a interrupção do período letivo e o fecho das escolas torna-se um problema para muitos pais.  A pensar nisso, O Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário, o Museu do Oriente e a Casa Rque Gameiro na Amadora, oferecem programas de atividades para que o os mais noivos possam aproveitar o tempo livre da forma mais útil e divertida.

De 3 a 5 de março, a assinalar o Carnaval, o Oceanário de Lisboa apresenta o ateliê Máscaras do Fundo do Mar, desafiando as crianças entre os 4 e os 8 anos a passarem um dia entre os mais famosos mestres da camuflagem e a criarem a sua máscara personalizada.

A atividade, inspirada nos seres mais camaleónicos do mundo marinho, tem como objetivo dar a conhecer os oceanos e as espécies que os habitam e ainda levar a crianças a participarem no desfile dos fantásticos e curiosos disfarces do fundo do mar.

As palavras de ordem são descobrir, criar e divertir e, como é Carnaval, o polvo e o choco não levam a mal!

Máscaras do Fundo do Mar realiza-se das 08h30 às 18h30 e tem um custo de 40 euros por participante (o preço inclui entradas nas exposições do Oceanário, atividades, materiais, almoço, lanche e seguro). O programa está sujeito a reserva prévia e realiza-se apenas com um número mínimo de crianças. 

No Pavilhão do Conhecimento, as Férias podem ser com Ciênca, no programa Era Uma Vez… e Vamos Fazer História, onde os participantes poderão plantar jardins de cristais e fazer monstrinhos que brilham no escuro no Laboratório. A outra oficina, “A Cozinha é um Laboratório”, os mais pequenos podem deliciar-se com  cupcakes misteriosos em que “tudo pode acontecer à primeira dentada”.  No Carnaval não podem faltar os disfarces, e por isso as atividades carnavalescas continuam com a oficina “ Dóing – Oficina Aumentada” onde poderão criar máscaras futuristas com componentes electrónicos que se destacarão em qualquer desfile.

Para além disso, os participantes têm ainda tempo para explorar as exposições, dar vida a marionetas como o Pinóquio, preparar poções científicas e pregar algumas partidas aos visitantes.

As Férias com Ciência no Pavilhão do Conhecimento decorrem de 3 a 5 de março, das 9h00 às 18h00 (as crianças são recebidas a partir das 08.30), e
estão indicadas para as idades dos 6 aos 11 anos.

Os preços variam entre os 40 euros (1 dia ) e os 115 euros (3 dias). Para sócios do Pavilhão do Conhecimento, os preços variam entre os 35 euros (1 dia) e 100 euros (3 dias). As inscrições já estão abertas.

Fotos antigas2 (1)

Também o Museu do Oriente pensou nas férias de Carnaval dos mais pequenos, e por isso organiza a oficina de representação A partir de um retrato, convidando os mais novos a celebrar o Carnaval numa atividade que parte À aventura para outro tempo e outro espaço a partir da a partir da observação de fotografias antigas de famílias orientais e ocidentais.

Destinada a crianças com idades entre os 7 e os 12 anos, esta oficina tem lugar nos dias 3 e 5 de março, das 9h30 às 13h00, com um custo de 20 euros por participante (duas manhãs). O Museu do Oriente oferece 30% de desconto na na inscrição do segundo filho ou na segunda oficina. A marcação deverá ser feita até ao dia 24 de fevereiro.

zoo10O parque mais selvagem de Portugal desafia-o a vir participar no Carnaval , onde não vão faltar surpresas, serpentinas e muita animação. No dia 4 de março, no Jardim Zoológico de Lisboa o espírito é de festa e começa logo à entrada com um desconto especial: por cada dois bilhetes de adulto comprados, o zoo oferece um bilhete de criança, desde que esta venha integralmente mascarada.

Não vão também faltar as divertidas pinturas faciais, entre as 10h00 e as 16h00, após as bilheteiras, onde todos podem  dar asas à imaginação e escolher que personagem quer encarnar.

Todos os mascarados podem participar no tradicional desfile de Máscaras do Jardim Zoológico, que se realiza após a apresentação de Golfinhos das 15h00, na Baía. Miúdos a graúdos, todos têm a oportunidade de brilhar num desfile que promete ser inesquecível. O concurso estará dividido em 4 categorias (0-4 anos; 5-8 anos; 9-12 anos e mais de 13 anos) e as três melhores máscaras de cada categoria terão direito a prémios verdadeiramente selvagens.

Para além disso, os mascarados podem  aproveitar este dia de festa e brincadeira para visitar os seus animais preferidos, na Baía dos Golfinhos, no Templo dos Primatas, e conhecer os mais de 2000 animais de cerca de 330 espécies com muitos segredos por desvendar.

roquegameiroNa Amadora, o Carnaval também estará em destaque na Casa Roque Gameiro, que tem programados diversos ateliês de Carnaval para grupos escolares, entre 17 de fevereiro e 5 de março.

As Oficinas de Máscaras: “Caras novas ou máscaras. Afinal quem é quem” decorrem de 2ª a 6ª feira, em dois períodos, manhã e tarde, a partir das 10h00 e a partir das 14h00 respetivamente. As inscrições são gratuitas.

Em Linda-a-Velha, também se assinala o Carnaval com a apresentação da peça de teatro infantil A Volta do Ali-Bábá, pelo  Intervalo Grupo de Teatro,  seguida de desfile de crianças mascaradas, nos dias 1 e 4 de março (sábado e terça-feira), às 16h00, no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.

Esta peça, que tem agora as suas últimas representações, depois de estar quatro meses em cartaz,  é da autoria de Fernando Tavares Marques com música de Luís Macedo.

Por Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.