Observação De Estrelas Nas Ruínas Romanas De Tróia

Observar o céu e as estrelas nas Ruínas Romanas de Tróia é o convite para as noites de 12 e 26 de agosto, a partir das 21h30.

A sessão de observação noturna tem por mote: “Como se entendiam os céus há 2000 anos?”, e convida a contemplar as estrelas num sítio arqueológico ouvindo os mitos ligados às constelações, tal como os romanos faziam.

Para além da observação das estrelas vão também ser contadas lendas e mitos ligadas às estrelas, ao Céu e aos deuses e heróis (gregos e romanos), como a da donzela que foi castigada por se ter enamorado de Zeus e transformada na Ursa Maior, ou a lenda de Zeus que se transformou em cisne para enganar a ninfa Némesis.

Destaque para a noite de amanhã, em que haverá uma chuva de estrelas provocada pelo cruzamento da Terra, no seu movimento de translação, com a órbita do cometa Swift-Tuttle, e que se o luar permitir, será possível ver as estrelas mais brilhantes a partir das ruínas.

Organizadas pelo Tróia Resort, as sessões estão limitadas ao número de inscrições disponíveis, e contam com o acompanhamento de um astrónomo e de uma arqueóloga que vão contar os mitos associados a cada constelação.

As inscrições devem ser feitas para o email arqueologia@troiaresort.pt.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.