Para Ler e Recordar: Obras Escolhidas da Literatura Tradicional Portuguesa

IMG_20150822_172724Embora o frio ainda esteja longe, porque não um livro para ler em voz alta para toda a família? À Lareira – Obras Escolhidas da Literatura Tradicional Portuguesa é um dos mais recentes lançamentos do Circulo de Leitores da autoria de José Viale Moutinho, e é uma obra dividida em 2 volumes.

Trata-se de uma seleção de contos do Romanceiro, do teatro popular, da literatura popular do continente e ilhas, provérbios, adágios, anexins, quadras, rimas infantis e folclore religioso. A coleção é composta por textos de origem oral que foram passados à escrita mas quem mantém a memória de um tempo em que as histórias passavam de boca em boca, contadas, por vezes, em frente à lareira.

No 1.º volume, encontramos contos do continente e das ilhas, como “A mulher e os três frades” ou “As galinhas faladoras”; de provérbios, adágios e anexins, além de adivinhas e de textos do folclore religioso. No 2.º livro temos as quadras, as rimas infantis, advinhas, os curiosos contos de romanceiro sobre “O moiro atraiçoado” e a “Donzela que vai à guerra”, e vários autos do teatro popular, como o “Auto da Floripes” e o “Auto da paixão”.

Os livros, variam entre 488 a 560 páginas por volume e tem um preço para sócios, por volume, de 39,98 euros.

Completam a colecção Literatura de Cordel – Uma AntologiaLivro Português das Fábulas – Uma Antologia.

Texto de Teresa Leal e Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.